6 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

EUA são responsabilizados pelo caos no Haiti

EUA são responsabilizados pelo caos no Haiti

Porto Príncipe, 12 mar (Prensa Latina) O diretor de operações do Grupo Digicel, Maarten Boute, responsabilizou os Estados Unidos pelo caos que reina hoje no Haiti.

“Os Estados Unidos devem reconhecer seu papel na atual crise no Haiti”, disse Boute.

As gangues envolvidas no tráfico de drogas e de armas originárias dos EUA prosperaram aqui por causa da desastrosa política externa de Washington.

O Haiti está à beira do colapso total. É hora de agir, disse o executivo, citado pelo jornal digital Haiti Libre.

Maarten Boute é um empresário belga conhecido por sua carreira de destaque no setor de telecomunicações e investimentos.

De acordo com o site Vant Bef Info, os Estados Unidos estão entre os culpados pelo tráfico de drogas e armas no Haiti, elementos que hoje reforçam o aumento da violência no país caribenho. “Uma parte substancial do tráfico ilícito provém dos Estados Unidos. Portos marítimos, aeroportos e pontos de fronteira mal protegidos são usados como pontos de entrada para esses produtos”, destaca o jornal on-line haitiano.

As armas são adquiridas principalmente por membros de gangues haitianas e residentes privados por meio de intermediários.

Segundo a fonte, somente em 2022, foram apreendidos 22.160 cartuchos pelo Cuerpo Especializado de Seguridad Fronteriza Terrestre, uma entidade que relata persistência nesse crime de contrabando.

As autoridades alfandegárias haitianas apreendem regularmente armas de fogo camufladas em gêneros alimentícios, disse a fonte.

Recentemente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas reiterou seu pedido aos Estados membros para adotar medidas apropriadas a fim de evitar o tráfico ilícito e o desvio de armas pequenas, armas leves e munições no Haiti.

A solicitação está de acordo com a resolução do órgão emitida em 2022 e válida até outubro de 2024.

Nesse sentido, a ONU pediu a todos os Estados, em particular aos países da região, que inspecionem, de acordo com o direito internacional, todas as cargas destinadas ao Haiti e seu território, incluindo portos marítimos e aeroportos.

ro/joe

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES