5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Intelectuais de Cuba e da Palestina se abraçam por uma causa justa

Intelectuais de Cuba e da Palestina se abraçam por uma causa justa

Havana, 21 fev (Prensa Latina) A justa causa do povo palestino e a irmandade existente entre essa nação e Cuba foram o foco de uma palestra proferida hoje em Havana pelo secretário-geral da União de Escritores Palestinos, Murad Sudani.

A Universidade das Artes (ISA) foi a anfitriã do diálogo, que também foi presidido pelo assessor do presidente do Conselho Nacional Palestino, Abdel Nasser H.A. Alaraj, e pelo poeta cubano Alex Pausides.

Em presença do embaixador palestino em Cuba, Akram Samhan, e dos diretores e alunos da instituição educacional, Sudani explicou que o que está acontecendo hoje em Gaza é a continuação de uma longa história de assassinatos, “é uma guerra aberta vista diariamente nas telas como nunca antes, massacres diários diante de uma justiça ausente no mundo”.

Para ele, é preciso mais do que uma língua, uma linguagem para expressar o que está acontecendo em Gaza, “nem mesmo a fantasia dos intelectuais palestinos será capaz de descrever a verdadeira realidade do que está acontecendo lá”.

De acordo com o intelectual, há uma resistência palestina que se apega à sua terra e aos seus lares. “Quanto a Jerusalém, o ponto mais próximo entre o céu e a terra, tanto as igrejas quanto as mesquitas são alvos da ocupação, não há distinção, se você é palestino, você é um alvo”.

O líder expressou com determinação: é um princípio nacional ao qual não podemos renunciar agora ou no futuro, Jerusalém é e será a capital da Palestina, não de Israel.

Ele também contou as muitas vidas que foram perdidas nessa invasão, acrescentando que, enquanto outros países estão derrubando muros, Israel os está erguendo e criando portões eletrônicos para dividir e isolar o povo da Palestina.

Os intelectuais palestinos são os guardiões desse sonho para não serem eliminados, eles escrevem a história com o sangue dos mártires e estão na linha de frente com a bandeira erguida, disse Sudani.

A escrita em meu país é excepcional e diferente, é como uma tinta quente, com o sangue dos mártires, com o heroísmo e a intransigência palestinos, disse ele.

Ele garantiu que os intelectuais e escritores palestinos continuarão a preservar sua verdade e história, “é por isso que continuamos nesse longo caminho para a liberdade, a independência do Estado palestino e sua capital, Jerusalém”.

Em sua visita a Cuba, ele disse: “Estar aqui neste momento é uma grande evidência, apesar das dificuldades que tivemos para chegar até aqui, e nossa missão é transmitir uma mensagem clara: a relação histórica entre ambos os países.

Os intelectuais de Cuba, da Palestina e da América Latina, como pessoas de boa fé, devem preservar a soberania e a nossa pátria, enfatizou.

Na União de Escritores Palestinos, continuaremos a abrir pontes de colaboração com Cuba e seus intelectuais, e tanto vocês quanto nós estamos em dívida com dois grandes mártires, dois nomes que atravessam o tempo: o Comandante Yasser Arafat e o Comandante em Chefe Fidel Castro.

rgh/amr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES