1 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia promove implementação de tecnologias geoespaciais

Bolívia promove implementação de tecnologias geoespaciais

La Paz, 18 fev (Prensa Latina) Um esforço conjunto da Vice-Presidência do Estado, da Embaixada da Bolívia na Bélgica e a representação da União Europeia (UE) no país montanhoso promove hoje a implementação e o uso de tecnologias geoespacial.

A nota entregue à Prensa Latina pela Vice-Presidência do Estado assegura que os especialistas do Programa Copernicus Manuel Mujica e Fabián Santos se reuniram em La Paz com representantes do governo e do setor privado. Durante a reunião, exploraram a possibilidade de aplicar imagens do satélite Sentinel e avaliaram as necessidades e o potencial boliviano neste campo, segundo o relatório institucional.

Acrescenta que os especialistas do Programa Copernicus cumpriram uma agenda de trabalho na Bolívia de 14 a 16 de fevereiro.

Segundo a reportagem, ao chegar o vice-presidente, David Choquehuanca, destacou nas boas-vindas a importância da colaboração entre a Bolívia e os órgãos técnicos da UE num contexto de respeito e colaboração mútua.

Acrescenta que os esforços realizados pela Vice-Presidência através da GeoBolivia foram reconhecidos pela missão, no sentido de que constitui o nó inicial de uma interação que visa fortalecer a gestão do conhecimento geoespacial integral.

Descreve que foram 72 horas de trabalho intenso com a participação de entidades públicas, setoriais, acadêmicas e privadas, cujo trabalho está relacionado ao uso dessas tecnologias.

A visita culminou com uma apresentação magistral do Programa Copernicus na sede da Vice-Presidência, que contou com uma ampla presença que incluiu a Universidade Mayor de San Andrés e a Escola Militar de Engenharia.

Também estiveram presentes representantes da Agência Espacial Boliviana, do Instituto Nacional de Reforma Agrária; as Forças Armadas, organizações não-governamentais, estudantes universitários e representantes do corpo diplomático credenciado.

O secretário-geral da Vice-Presidência, Juan Carlos Alurralde, afirmou que Copernicus “é um dos maiores sistemas de observação do mundo”.

Descreveu os dados fornecidos como “cruciais” para resolver problemas como mudanças climáticas, incêndios florestais, qualidade da água e biodiversidade.

Da mesma forma, considerou todos estes indicadores muito úteis no planejamento estratégico e como uma ferramenta fundamental para as universidades na pesquisa.

Segundo Alurralde, a chegada de Copérnico à Bolívia Contribuirá para “eliminar a exclusão digital” e abrirá o país a uma nova perspectiva mundial “através do espaço e dos sistemas de satélite”, bem como a uma “interação diferente com a nossa Mãe Terra”.

ode/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES