29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Certeza na Bolívia sobre água sustentável na indústria do lítio

Certeza na Bolívia sobre água sustentável na indústria do lítio

La Paz, 4 abr (Prensa Latina) Os bolivianos saúdam hoje a certeza sobre o uso sustentável da água no processo de industrialização dos recursos evaporíticos, segundo fonte autorizada dos Depósitos Bolivianos de Lítio (YLB).

O seu Gerente de Geologia e Exploração, Nelson Carvajal, garantiu que esta informação é confirmada através de estudos hidrogeológicos e monitoramento ambiental.

“Para a industrialização dos recursos evaporíticos, a YLB realiza de forma responsável a gestão dos recursos hídricos através de estudos, projeções e monitoramento de água, salmoura e outros recursos”, afirmou a autoridade.

Descreveu que esta estatal realiza estudos hidrogeológicos e balanços hídricos desde 2014 nas microbacias Marka Pampa e San Gerónimo, de onde se extrai água para o funcionamento das usinas no sul do Salar de Uyuni.

Acrescentou que as investigações permitiram determinar a capacidade de extração de 216 litros de líquido por segundo (l/s), apenas numa das microbacias, das quais o YLB utiliza atualmente apenas 22 l/s.

Indicou que quando as centrais atingirem a capacidade máxima necessitarão de 100 l/s, um consumo 50 pontos percentuais inferior ao recurso hídrico disponível.

Acrescentou que os estudos apoiam a identificação da zona de extração de água, a localização dos poços de exploração, os parâmetros de profundidade de perfuração; a caracterização dos aquíferos e a determinação da quantidade de líquido para uso industrial sem afetá-los.

“Os resultados dos estudos – confirmou o gestor – foram socializados com as comunidades do entorno. Estamos trabalhando com responsabilidade, o que não queremos é causar um grande impacto ambiental, nem afetar as comunidades, a fauna ou a flora da região”.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente do YLB, Iván Bellido, por sua vez, informou que o Plano de Gestão Ambiental conta com 153 pontos de monitoramento de água, ar, flora e salmoura para controlar os efeitos das operações no Complexo Industrial.

Salientou que os comités de água das comunidades envolventes participam nas tarefas de monitorização.

“No quadro regulamentar, a YLB possui todas as licenças ambientais das plantas piloto e das plantas industriais, emitidas pelas autoridades ambientais nacionais e departamentais”, esclareceu.

Adicionalmente, existem atas de consulta pública dos projetos, especialmente da Planta Industrial de Carbonato de Lítio realizada em 2018, que estabelece o projeto, as características, os impactos e como eles serão mitigados, conforme explicado.

Segundo a YLB, as fontes de onde extrai o recurso hídrico contêm água salobra, ou seja, imprópria para consumo humano, e é tratada em uma planta de beneficiamento para uso industrial.

jf/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES