29 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamento equatoriano votará projeto de lei que propõe aumento do IV

Parlamento equatoriano votará projeto de lei que propõe aumento do IV

Quito, 1 fev (Prensa Latina) O presidente da Assembleia Nacional do Equador, Henry Kronfle, afirmou hoje que os legisladores votarão na próxima terça-feira a proposta do presidente Daniel Noboa para enfrentar o conflito armado interno no país.

O projeto de lei para aumentar o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) de 12 a 15 por cento, uma iniciativa do Executivo que tem gerado falta de consenso no Parlamento.

De acordo com Kronfle, o segundo debate entre os membros da assembleia será realizado nesse dia e, em seguida, a votação será sobre diferentes moções, cada uma especificando uma das muitas questões do projeto de lei, disse ele.

O documento, disse Kronfle ao Ecuavisa, foi aprovado no dia anterior pelo Comitê de Desenvolvimento Econômico da Assembleia. Dos nove membros desse órgão legislativo, cinco apoiaram o relatório, três votaram contra e um se absteve.

No texto da legislação, que busca alternativas para aumentar a receita a fim de lidar com o déficit fiscal e o conflito armado interno, foi mantida a ideia de aumentar o IVA de 12% para 13% permanentemente e para 15% até 2026.

No debate de quarta-feira, o membro da Assembleia Blasco Luna, representante da Revolução Cidadã (RC), votou contra o relatório e apontou que há outras maneiras de aumentar a receita sem afetar os bolsos da maioria, mas sim daqueles que ganham mais.

Entre essas propostas está o aumento do Imposto sobre a Saída de Moeda Estrangeira (ISD) para 5%, uma iniciativa que foi incluída no relatório aprovado e que terá de ser discutida no plenário da Assembleia em um segundo e último debate.

Por ser de natureza urgente, a legislação deve ser discutida, aprovada, rejeitada ou arquivada antes de 10 de fevereiro.

A intenção de aumentar o IVA não tem o apoio de partidos políticos como o RC e o Partido Social Cristão, que sugerem outras opções para financiar o conflito armado interno.

Enquanto isso, a economista Wilma Salgado disse à Radio Pichincha que, com ou sem uma declaração de guerra interna, o Fundo Monetário Internacional (FMI) condicionou o Equador a aumentar o IVA em troca de mais recursos.

mem/nta/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES