6 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fihav 2023 para o impulso econômico de Cuba

Fihav 2023 para o impulso econômico de Cuba

Havana (Prensa Latina) A 39ª Feira Internacional de Havana (Fihav 2023) culminou com a assinatura de acordos e contratos de exportação, importação e produção de bens e serviços entre os atores da economia cubana e estrangeiros.

Por Teyuné Díaz Díaz

Editorial de Economia, Prensa Latina

Fihav, considerada a principal bolsa comercial de Cuba e do Caribe, conta entre seus atrativos a promoção de fundos exportáveis cubanos (gestão estatal e privada), bem como uma representação dos 13 centros produtivos exportadores da ilha.

Após uma semana de intercâmbios – de 6 a 11 de novembro – entre expositores, empresários e profissionais, reunidos no recinto de feiras Expocuba, o evento contou com múltiplas atividades, entre as quais se destacaram o VI Fórum de Investimentos e a atualização da Carteira de Investimentos.

O evento contou com a presença de representantes de cerca de 60 países, mais de 20 delegações oficiais e igual número de delegações de câmaras e agências de promoção, mais de 140 empresas cubanas e 39 micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Durante o encerramento, o vice-primeiro-ministro e ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (Mincex), Ricardo Cabrisas, afirmou que foram formalizados mais de 150 instrumentos comerciais e jurídicos.

Entre eles, 14 contratos de exportação, 10 contratos de importação e 82 acordos de cooperação e cartas de intenções, que pressupõem ligações internas e com parceiros estrangeiros, bem como outros 10 contratos de produção ou de serviços.

Estes, acompanhados de quatro memorandos de entendimento, três negócios de investimento estrangeiro, dois deles mistos, e uma empresa de capital inteiramente estrangeiro, listou Cabrisas.

Cabrisas destacou a assinatura de acordos básicos para promover novas associações econômicas internacionais com Espanha, Itália, Venezuela, Portugal, México, Alemanha, Rússia, Brasil, Canadá, Vietnã e Moçambique.

Cuba não está sozinha, observou, a presença de amigos e parceiros estratégicos dispostos a envolver-se eficazmente no plano econômico e social do país para 2030 tem sido notável.

PROPOSTAS DE INVESTIMENTO

Relativamente à Atualização da Carteira de Oportunidades de Cuba, o diretor-geral de Investimento Estrangeiro do Mincex, Carlos Luis Jorge, informou que em 2023 conta com 729 projetos, mais 21 que no ano anterior, o que implica um montante total de investimento de cerca de 34.471 milhões de dólares.

Jorge quis dizer que este ano foram aprovados 30 novos negócios com capital externo em áreas como turismo, produção alimentar, setores industriais e serviços profissionais.

Além disso, há outros três em fase final de aprovação e 45 em negociações avançadas, que têm valor estimado em nove bilhões de dólares.

Embora Jorge tenha reconhecido que os números não correspondem às necessidades, potencialidades e aspirações do país, afirmou que é um sinal de recuperação da confiança e do interesse em Cuba, à medida que novos atores e mercados são incorporados.

Nos últimos anos, lembrou ele, as perspectivas sobre os volumes de investimento mudaram; As carteiras possuem uma estrutura cada vez mais diversificada, o que permite a entrada de pequenas e médias empresas.

Outro marco importante do Fihav 2023 foi o painel dedicado à União Econômica Eurasiática (EEU) e às oportunidades de investimento estrangeiro.

Segundo o membro do Colégio e Ministro da Indústria e Complexo Agroindustrial da Comissão da Eurásia, Artak Kamalyan, Cuba constitui um dos parceiros estratégicos da UEE na América Latina e no Caribe, e por sua vez destacou a estreita cooperação entre a ilha e o bloco.

Apesar da atual situação complexa no mundo, as nossas relações são fortalecidas com projetos de colaboração agro-industrial e outras prioridades para o desenvolvimento econômico, destacou Kamalyan.

As trocas intra regionais também tiveram espaço de análise na Fihav; A primeira vice-ministra do Mincex, Ana Teresita González, indicou que Cuba considera prioritária a sua relação com os países da Comunidade do Caribe (Caricom).

González defendeu que a ilha valoriza o potencial das economias da região para o intercâmbio intra regional; “Devemos conseguir uma articulação econômica que priorize a complementaridade e a troca de bens e serviços na medida das possibilidades financeiras”.

OUTRAS ATIVIDADES

Na Fihav 2023, aconteceu o primeiro Fórum Internacional de Jovens Empreendedores com debates focados em inovação, comunicação, desenvolvimento econômico, agricultura, ciência e ética, bem como responsabilidade social, mulheres empreendedoras e sua contribuição para o desenvolvimento econômico social.

Participaram cem jovens líderes de micro, pequenas e médias empresas e do setor estatal do país caribenho, Armênia, Quirguistão, Rússia, Colômbia, República Dominicana, Honduras, México e Venezuela. A Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM) também teve dias de apresentações durante o encontro internacional, poucos dias após comemorar 10 anos; Sua diretora geral, Ana Teresa Igarza, destacou que o enclave chegava àquela data com solidez e empresários comprometidos com confiança em Cuba e no projeto.

Igarza sublinhou que a ZEDM tem 64 negócios estabelecidos, 45 deles em operação e com contribuições para o produto interno bruto, e oito utilizadores reinvestem na expansão dos seus investimentos e atividades.

Na opinião de Igarza, o projeto Mariel é visionário, de importância estratégica para o desenvolvimento económico e social de Cuba.

Uma das singularidades desta edição foi o pavilhão dedicado aos cubanos residentes no exterior que mantêm relações comerciais com sua pátria. Juntamente com a presença, pela primeira vez, das 15 províncias do país e do município especial de Isla de la Juventud.

Neste sentido, Cabrisas afirmou que Cuba mantém a sua visão de promover cadeias produtivas eficazes e de gerar alianças que revolucionem o desenvolvimento local e irradiem para as províncias.

arb/tdd/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES