7 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Maduro visita pólo tecnológico e industrial na China

Maduro visita pólo tecnológico e industrial na China

Pequim, 9 set (Prensa Latina) O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, continua hoje uma visita à China cuja primeira parada foi a cidade meridional de Shenzhen, um dos principais pólos tecnológicos e industriais do gigante asiático.

Através da sua conta na rede social X, antigo Twitter, o presidente agradeceu as boas-vindas e o espetáculo de luzes e drones que o Shenzhen Talent Park lhe ofereceu. “Tenho certeza de que as relações China-Venezuela continuarão no caminho do crescimento e da prosperidade”, acrescentou.

Esta é a quinta visita de Maduro à China como presidente, e desta vez o foco da sua agenda deverá ser o fortalecimento da aliança estratégica com Pequim.

Na verdade, a cidade de Shenzhen é o lar das gigantes Huawei e Tencent, bem como de inúmeras multinacionais da nação asiática.

Anteriormente, a vice-presidente bolivariana, Delcy Rodríguez, chegou esta semana à China onde manteve uma reunião com a chefe do Banco de Desenvolvimento dos Novos Brics, Dilma Rousseff, e visitou a sede da Bolsa Internacional de Petróleo e Gás, localizada em Xangai.

Além disso, manteve uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, que garantiu que ambas as partes mantêm uma “relação de ferro inquebrável” e reiterou o apoio do gigante asiático à salvaguarda da independência e dignidade do país.

O Itamaraty não deu detalhes sobre a agenda do presidente, mas segundo meios de comunicação como a Xinhua, eles estão aqui para participar da 17ª Comissão Mista de Alto Nível entre os dois países.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou no dia anterior a sua vontade de levar a associação estratégica abrangente com a Venezuela a um novo nível e elogiou a solidez da confiança política mútua.

Ambas as partes mantêm relações diplomáticas há 49 anos, mas foi em 2001, quando assumiram um carácter estratégico, que a Comissão Mista de Alto Nível foi instalada como mecanismo para reforçar a colaboração em áreas de interesse comum.

Segundo fontes oficiais, os dois países realizaram 16 reuniões conjuntas que permitiram a assinatura de 502 acordos nas áreas de energia, mineração, agricultura, economia, comércio, cultura, ciência, tecnologia, aeroespacial e política, entre outras.

Maduro estará na China até o dia 14, quando deverá partir para “cumprir outros compromissos internacionais”, revelou o legislativo da nação bolivariana.

ro/idm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES