3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula anunciou que vai validar reajuste do salário mínimo no Brasil

Lula anunciou que vai validar reajuste do salário mínimo no Brasil

Brasília, 28 ago (Prensa Latina) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai validar hoje em cerimônia o projeto de lei que torna permanente a medida que reajustou o salário mínimo no Brasil.

O Senado aprovou no dia 24 de agosto a previsão provisória do salário mínimo. O presidente da Câmara Jaques Wagner, líder do Governo naquele órgão legislativo, manteve o texto anteriormente aceite na Câmara dos Deputados.

A ordem temporária determina o valor do novo pagamento em 1.320 reais (cerca de 272 dólares), com vigência a partir de 1º de maio.

A mudança significa um aumento de 2,8% em relação ao valor definido na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma medida provisória tem força de lei imediata quando é assinada pelo presidente do país, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.

Na sessão, os parlamentares criticaram o prazo apertado para sua aprovação, que expiraria em 28 de agosto, e defenderam que o Senado fosse mais rígido, pedindo que fosse analisado mais rapidamente.

O relator, deputado Merlong Solano, incluiu no conteúdo a valorização permanente do salário mínimo, nos moldes do modelo adotado entre 2007 e 2019.

Tal cálculo inclui, além da inflação acumulada do ano anterior, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), garantindo que todos os anos haja uma avaliação real do mínimo.

Outro ponto incorporado na redação foi o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas.

Pela nova regra, os trabalhadores que têm renda mensal de até 2.640 reais (cerca de R$ 542) ficam livres para declarar o IR no próximo ano, o equivalente a dois salários mínimos. Atualmente, o limite é um e meio.

A versão anterior do texto, aprovada em comissão especial, continha também alterações na tributação das aplicações financeiras no exterior, chamadas offshore.

Porém, como não houve acordo entre os líderes partidários, o fragmento foi retirado.

O imposto offshore será debatido por meio de projeto de lei, a ser enviado pelo Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Pela proposta, devoluções de até 6 mil reais (pouco mais de 1.230 dólares) seriam isentas de impostos.

Para Lula, aumentar esse pagamento mínimo mensal é um compromisso com o povo brasileiro, levando em conta as novas formas do mercado e a invariável transformação na dinâmica de trabalho. A promessa foi um dos princípios de sua campanha.

mgt/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES