5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Revolución Ciudadana lidera pesquisas apesar de campanha suja

Revolución Ciudadana lidera pesquisas apesar de campanha suja

Quito, 8 ago (Prensa Latina) A candidata à Presidência do Equador pelo movimento Revolución Ciudadana (RC), Luisa González, continua liderando as pesquisas eleitorais hoje, apesar das campanhas para desacreditar sua gestão para ganhar as eleições.

Segundo a empresa de pesquisas TelcoData, González lidera a intenção de voto no primeiro turno, próximo dia 20 de agosto, com 30,5% das menções, seguido de Jan Topic, com 13,1%.

Em um terceiro grupo estavam Yaku Pérez, com 7%, Fernando Villavicencio, com 6,8%, e Otto Sonnenholzner, com 6,5% das intenções de voto.

Analistas dizem que a dupla formada por González e Andrés Arauz quase chega a 40% de aceitação, valor necessário para vencer sem a necessidade de segundo turno, apesar das campanhas da mídia que tentam reverter os resultados das urnas.

Nesta segunda-feira, a candidata do RC descartou a possibilidade de desdolarizar o país devido a rumores de que isso poderia acontecer caso ela vença as eleições.

A candidata afirmou em entrevista ao canal RTS que fortalecerá o uso dessa moeda como moeda da nação andina para gerar empregos, impulsionar a economia, produzir mais para aumentar as exportações e assim trazer mais dólares para o país, disse González.

Afirmou que dessa forma busca esclarecer comentários falsos sobre a possibilidade de eliminação da moeda norte-americana para transações nacionais.

Diante dessas declarações fora de contexto, desencadeou-se uma onda de comentários promovidos pela mídia de direita e afins, uma estratégia para desacreditar aqueles que estão na vanguarda da corrida, dizem analistas.

Bombardeamento da mídia de mentiras para espalhar medo e confundir o eleitor. Mas desta vez a estratégia é muito descarada e vai sair pela culatra contra eles, denunciou o analista Fernando Casado através de sua rede social Twitter.

Eles estão com tanto medo da vitória cidadã em 20 de agosto que já recomeçaram com suas mentiras baratas, disse o ex-presidente equatoriano e líder do movimento RC, Rafael Correa (2007-2017).

Em julho passado, o ex-presidente Correa denunciou as persistentes manobras para desacreditar seu movimento RC a poucos dias das eleições extraordinárias.

Por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais, o ex-presidente pediu aos equatorianos que exerçam o que chamou de “um poderoso instrumento de justiça” nas votações, que permitirá aos equatorianos eleger um novo governo e assim recuperar a paz e a estabilidade no país.

O RC busca vencer de vez para não repetir o que aconteceu em 2021 com o então candidato à presidência e agora companheiro de chapa de González, Andrés Arauz, que perdeu para Guillermo Lasso no segundo turno.

Na ocasião, todo o espectro político, desde a direita, centro-direita e até centro-esquerda, uniram-se contra ele, e é isso que procuram evitar desta vez com uma campanha que mostra aos cidadãos a necessidade de “recuperar a Pátria.”

lam/nta/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES