6 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China prioriza relações com os Emirados Árabes Unidos

China prioriza relações com os Emirados Árabes Unidos

Beijing, 5 Ago (Prensa Latina) A China defendeu a consolidação de seus laços com os Emirados Árabes Unidos (EAU), que descreveu como um importante parceiro estratégico no Oriente Médio, informou hoje a imprensa local.

De acordo com um relatório da Xinhua, o ministro das Relações Exteriores da Ásia, Wang Yi, reiterou esta disposição do governo em uma conversa telefônica com seu homólogo, Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan.

Durante o diálogo, o diplomata chinês expressou seu apoio aos EEUU na busca de um caminho de desenvolvimento independente e na promoção de questões mutuamente benéficas.

Ele também pediu para se opor à interferência externa e salvaguardar os interesses de soberania, segurança e desenvolvimento dos dois países.

Segundo Wang, os dois lados devem aproveitar o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas no próximo ano como uma oportunidade para consolidar ainda mais a tradicional amizade.

Os dois lados devem implementar os resultados da primeira Cúpula China-Estados Árabes e da Cúpula do Conselho de Cooperação China-Golfo (GCC), esforçar-se para chegar a um acordo de livre comércio China-GCC o mais rápido possível e promover um maior desenvolvimento da China-Árabe relações, disse o ministro das Relações Exteriores.

Por sua vez, Sheikh Abdullah disse que a China não é apenas um importante parceiro econômico dos Emirados Árabes Unidos, mas também um parceiro estratégico abrangente.

Em meio às tensões com o ocidente coletivo liderado pelos Estados Unidos, Pequim prioriza seus laços com o mundo árabe, especialmente com os Emirados Árabes Unidos, país com o qual tem aumentado o comércio e até intercâmbios militares.

No ano passado, as exportações da China para aquele país tiveram um aumento de mais de 140 milhões de dólares, baseadas principalmente no comércio de automóveis, computadores e têxteis.

Por outro lado, Pequim vendeu várias aeronaves militares do tipo L-15 para os Emirados Árabes Unidos, projetadas para combate ar-terra e treinamento de pilotos.

Os dois países anunciaram recentemente um exercício de treinamento conjunto na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da Ásia.

Segundo o Ministério da Defesa chinês, o chamado Falcon Shield-2023, previsto para agosto próximo, será o primeiro treinamento conjunto entre as forças aéreas das duas nações. ro/idm/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES