5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sindicatos convocam trabalhadores para greve geral no Líbano

Sindicatos convocam trabalhadores para greve geral no Líbano

Beirute, 2 de fev (Prensa Latina) A União Geral dos Trabalhadores do Líbano promove hoje a convocação de uma greve nacional na próxima quarta-feira em repúdio categórico às políticas de saque e empobrecimento como consequência do colapso econômico.

Numa reunião do Conselho Executivo, o sindicato apelou à eleição de um Presidente da República, à formação de um Governo com plenos poderes, bem como à reforma do sistema judicial e à elaboração de um plano de recuperação a todos os níveis.

A organização enfatizou a necessidade de impedir o saque organizado do dinheiro popular pelo Banco Central e pelas autoridades financeiras, por meio de decisões e circulares que consomem os recursos remanescentes de depositantes, militares, aposentados e pessoas vulneráveis.

A União denunciou a desvalorização da moeda nacional, que já ultrapassou a cotação de 60 mil libras libanesas por cada dólar no mercado informal, e as suas repercussões negativas no poder de compra dos cidadãos.

A Associação de Transporte Aéreo anunciou o seu compromisso com uma greve geral em todos os territórios da nação, para rejeitar as deploráveis condições de vida e o impacto da crise na educação, saúde e serviços.

Neste contexto, o grupo apelou aos governantes para ativarem o trabalho do Estado, de forma a evitar o agravamento dos problemas económicos, políticos e sociais.

Ao mesmo tempo, o dirigente do Sindicato dos Professores, Nehme Mahfoud, saudou os colegas pela solidariedade e compromisso com a greve de advertência para atender às suas reivindicações.

Desde o início do ano, os professores reivindicam aumento salarial, melhorando o subsídio de transporte e aumentando os pagamentos em dólares, segundo informações locais.

Enquanto aguarda a próxima sessão do Parlamento, o Líbano está passando pelo quarto mês de um vácuo de poder após o fim do mandato de Michel Aoun como chefe da República em 31 de outubro, na ausência de consenso político e sob um governo interino.

O colapso da libra libanesa, os altos preços dos combustíveis e as necessidades básicas descrevem a realidade económica de um país com quase 80 por cento dos seus habitantes a viver na pobreza, segundo dados de entidades das Nações Unidas.

jf/yma / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES