5 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

PNUD pronto para apoiar o Vietnã na transição energética

PNUD pronto para apoiar o Vietnã na transição energética

Hanói, 10 jan (Prensa Latina) O representante aqui do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ramla Al Khalidi, disse hoje que a agência apoiará o Vietnã na mobilização de recursos da Parceria para um Acordo de Transição de Energia Justa (ATEJ).

Este apoio inclui serviços de assistência técnica aos governos em projetos de transição verde, que podem ajudar o Vietnã a identificar ferramentas econômicas de redução de risco para promover e ampliar o investimento do setor privado em tal plano, explicou.

O PNUD está começando a avaliar o impacto da eliminação gradual da geração de energia a carvão e da transição energética no Vietnã, bem como a qualificar o significado específico deste processo, disse Al Khalidi, antecipando o início de “um processo de transformação mais verde e mais flexível nos próximos três a cinco anos”.

Portanto, é necessário, disse ele, acelerar a preparação de um pacote de ferramentas para ajudar a reduzir o risco do investimento em energia renovável e projetar um processo justo e viável para a eliminação gradual da geração de carvão, tanto em empresas estatais quanto em empresas com investimento estrangeiro.

Institucionalmente, o PNUD contribuiu de várias maneiras para fortalecer a preparação do Vietnã na governança da mudança climática, melhorando as capacidades institucionais e as estruturas legais para os processos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, lembrou.

Também apoiou o país em termos de redução da pobreza, desenvolvimento humano, maior participação cidadã e direitos humanos, maior transparência e responsabilidade, aumento efetivo da escala de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Além disso, na gestão de risco de desastres, a promoção da economia circular, o desenvolvimento e uso sustentável da energia renovável com um processo justo, e a gestão sustentável dos recursos naturais, acrescentou em uma entrevista com a agência de notícias VNA.

Também anunciou que nos próximos anos o PNUD se concentrará no apoio para melhorar a estrutura de transparência para a implementação das Contribuições Determinadas nacionalmente e da Estratégia Nacional de Mudança Climática até 2050 para alcançar emissões líquidas zero.

Atingir uma transição energética equitativa exigirá um esforço de investimento sem precedentes, o que forçará todos, do governo às empresas, comunidades e famílias, a realinhar prioridades e até mesmo sacrificar interesses pessoais, advertiu ele.

mem/mpm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES