21 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula anuncia nomes de primeiros-ministros de seu governo no Brasil

Lula anuncia nomes de primeiros-ministros de seu governo no Brasil

Brasília, 9 dez (Prensa Latina) O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciará hoje os nomes dos primeiros ministros de seu futuro governo, segundo a timoneira do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann.

“Eu queria fazer os anúncios somente depois que ele indicasse, mas há muita especulação”, disse Hoffman, referindo-se à formatura (certificando a vitória nas urnas do Tribunal Superior Eleitoral), marcada para o dia 12 de dezembro.

A lista de ministros A transmissão está marcada para as 10h45, horário de Brasília, na sede onde está sendo feito o trabalho de transição de governo do derrotado presidente ultradireitista Jair Bolsonaro ao de Lula.

Os jornais dizem que possivelmente o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será ministro da Fazenda; O senador eleito Flávio Dino ocupará a pasta da Justiça; José Mucio Monteiro está à frente do Ministério da Defesa e o governador do estado da Bahia (nordeste), Rui Costa, é o chefe de gabinete do novo governo.

Segundo Hoffmann, além da primeira anúncios nesta sexta-feira, mais deve ir ao ar na próxima semana.

Lula recentemente destacou que a base das pastas do próximo governo Será o mesmo de quando deixou o mandato, em 2010, acrescentando o Ministério dos Povos Originários.

Ele insistiu mais uma vez em ter compromisso com o crescimento econômico do país, com a retomada do emprego.

Para o ex-sindicalista, o trabalho da equipe de transição é minucioso.

No total, essa equipe, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, foi dividida em 31 grupos técnicos.

Este grupo passou a conhecer o funcionamento dos órgãos e entidades da administração, podendo solicitar dados sobre contas públicas, programas e projetos do Governo Federal.

No primeiro turno, em 2 de outubro, o ex-candidato do PT ao poder venceu com 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro, que cobiçava a reeleição pelo Partido Liberal, obteve 43,20%.

Como nenhum dos políticos obteve a maioria absoluta dos votos naquele pleito, ou seja, mais da metade dos válidos (excluindo-se os brancos e nulos), conforme estabelece a legislação a ser eleita, eles disputaram o segundo turno.

De forma muito fechada, Lula Voltou a triunfar no segundo turno em 30 de outubro com 50,90% contra 49,10 do ex-militar, que se refugiou no silêncio após o fracasso eleitoral.

lam/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES