1 de June de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Recurso de Bolsonaro em julgamento de investigação de golpe no Brasil

Recurso de Bolsonaro em julgamento de investigação de golpe no Brasil

Brasília, 17 mai (Prensa Latina) A Suprema Corte do Brasil julgará até hoje um pedido de habeas corpus apresentado por um advogado em nome de Jair Bolsonaro para evitar que o ex-presidente seja detido na investigação sobre a tentativa de golpe de 2023.

O advogado Djalma Lacerda não apresentou nenhuma procuração de Bolsonaro para atuar em seu nome. Mesmo assim, ele entrou com um pedido de salvo-conduto no Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação foi julgada pelo ministro Kassio Nunes Marques, que afirmou não haver “ilegalidade evidente” na investigação contra o ex-presidente que pudesse justificar a ação judicial para garantir sua liberdade.

Diante dessa decisão, Lacerda recorreu e o caso foi submetido ao plenário virtual do STF, método em que os magistrados apresentam seus votos no sistema interno do tribunal.

No plenário virtual do tribunal, foram registrados quatro votos a favor da manutenção da decisão que negou o habeas corpus preventivo em favor do político de extrema direita.

Os quatro votos contra o recurso provisório de Bolsonaro foram registrados por Nunes Marques (relator), Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

O primeiro juiz votou para manter sua decisão de março, argumentando que não há violação óbvia da justiça. Por ser o relator da ação no STF que investiga o golpe, o ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido de participar da votação.

Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores radicais de Bolsonaro invadiram e saquearam os prédios do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, pedindo intervenção militar e rejeição da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesse sentido, Lula atribui os ataques golpistas ao ex-militar, que desconhece a vitória eleitoral do ex-sindicalista.

“Tem um responsável direto, que planejou tudo isso e que, covardemente, se escondeu e saiu do Brasil antes, que foi o ex-presidente da República”, declarou o ex-líder operário há um ano, sem mencionar o nome de seu antecessor no poder.

Ele garantiu que o ex-capitão do exército “não aceitou nossa vitória. É sabido que ele tentou desmoralizar, o tempo todo, a Justiça Eleitoral. É sabido que ele tentou desmoralizar todas as instituições possíveis”, disse.

Para Lula, a democracia é importante e confirmou a responsabilidade de todos os envolvidos nos episódios antidemocráticos.

“Nós não temos pressa. O que nós queremos é que a justiça seja feita, de fato e de direito, para que nunca mais ninguém ouse dar um golpe no processo democrático”, ressaltou.

rgh/ocs/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES