20 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Frente fria complicará ainda mais a vida no estado brasileiro afetado

Frente fria complicará ainda mais a vida no estado brasileiro afetado

Brasília, 9 de mai (Prensa Latina) A entrada de ar polar hoje provocará uma queda acentuada da temperatura no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas e inundações que já causaram 100 mortes.

Tal como prevê o Instituto Nacional de Meteorologia, esta quinta-feira o tempo será frio e seco na maior parte da divisão territorial, onde chegarão novas precipitações que complicarão ainda mais a vida das pessoas despejadas.

Ao desastre causado pelos transbordamentos somam-se agora as baixas temperaturas que devem variar de quatro a oito graus Celsius nas áreas mais frias do Sudoeste, no Planalto e na Serra.

Em Porto Alegre, capital do estado, são esperadas temperaturas mínimas em torno de 12 graus Celsius.

Para amanhã, segundo o Inmet, as chuvas voltarão por áreas de instabilidade.

No fim de semana, a formação de frente fria, com reforço de ar de origem polar, provocará mais dilúvio. A expectativa é de tempo chuvoso.

As chuvas mais fortes devem ocorrer no norte e leste do estado, enquanto o sul e o oeste terão período mais seco a partir de segunda-feira.

Tudo isso devido à formação de um ciclone extratropical previsto que trará consigo tempestades.

Segundo o instituto, as áreas mais meridionais do território gaúcho e toda a região fronteiriça com o Uruguai serão afetadas por fortes áreas de instabilidade, resultando em chuvas volumosas.

Na véspera, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou o cancelamento das operações de resgate de pessoas atingidas pelas enchentes devido às previsões de trovoadas e granizo.

“Pedimos que as embarcações que estão em operações de resgate suspendam temporariamente as operações (…) assim que o tempo permitir retomaremos as atividades de resgate”, informou a prefeitura nas redes sociais.

O último comunicado da Defesa Civil revelou que um total de 99,8 mil residências, entre prédios e condomínios, sofreram danos, totais ou parciais, devido ao mau tempo.

Além das cem mortes, há outros quatro óbitos que estão em investigação, foram reportados 128 desaparecidos e 372 feridos.

Há também 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, 66,7 mil estão em abrigos e 163,7 mil estão deslocados (estão em casas de familiares ou amigos).

A divisão territorial tem 417 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal e quase 1,5 milhão de pessoas afetadas.

jha/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES