6 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Documentos históricos sobre as Malvinas publicados na Argentina

Documentos históricos sobre as Malvinas publicados na Argentina

Buenos Aires, 30 nov (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da Argentina publicou hoje documentos históricos que apoiam os direitos legítimos deste país sobre as Malvinas, Geórgia do Sul, Ilhas Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes.

Após processo de digitalização, os materiais, pertencentes ao arquivo do Ministério das Relações Exteriores, estão disponíveis para consulta e download no site Malvinas nos une.

Segundo aquela pasta do Estado, numa primeira fase foram colocados à disposição dos cidadãos documentos dos séculos XVIII e XIX, numa iniciativa de reafirmação da reivindicação argentina pela soberania daqueles territórios, usurpados pelo Reino Unido em 1833.

Eles foram agrupados em eixos temáticos como As origens do estabelecimento espanhol de Puerto Soledad; o ataque britânico e a expulsão das autoridades argentinas; os primeiros protestos e propostas de negociações na década de 1880.

“Ativar a memória implica revelar o que foi o nosso passado e ter ferramentas para o presente. Compreender a história nos dá a possibilidade de reavaliar ainda mais os argumentos que temos para defender e reafirmar nossa soberania”, disse o ministro das Relações Exteriores, Santiago Cafiero.

A publicação desses arquivos vai nessa direção. É fundamental estudar essa fase onde se encontra o principal fundamento da nossa luta pelas ilhas, acrescentou.

Por sua vez, o secretário das Malvinas, Antártica e Atlântico Sul, Guillermo Carmona, enfatizou que se trata de um patrimônio extremamente valioso que reúne evidências dos sólidos direitos da Argentina.

Com a publicação desta primeira seleção, cumprimos nosso compromisso de colocar os materiais mais relevantes que temos à disposição de órgãos públicos, instituições, pesquisadores e público em geral, afirmou.

Além disso, garantiu que é mais uma contribuição para a divulgação da Questão das Malvinas como política de Estado, prioridade de política externa e causa nacional, regional e global contra o colonialismo.

mem/gas/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES