6 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia leva uma visão de longo alcance para a ONU

Bolívia leva uma visão de longo alcance para a ONU

La Paz, 19 set (Prensa Latina) O presidente boliviano Luis Arce está hoje dando os retoques finais ao seu discurso na 70ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas com uma visão de longo alcance, disse uma fonte diplomática.

A “presença do Presidente Luis Arce Catacora será muito importante e por esta razão ele também estará entre aqueles que falarão no primeiro dia da Assembleia, que é um sinal de uma política externa com uma visão de longo alcance”, disse o embaixador do país serrano na ONU, Diego Pary.

Segundo o diplomata, o discurso principal do presidente na sétima sessão do fórum multilateral ocorrerá nesta terça-feira à tarde e, como é costume, ele terá 15 minutos para isso, embora ele possa usar o tempo que julgar necessário.

O fórum foi inaugurado em 13 de setembro, enquanto o debate geral começará amanhã e se estenderá até 26 de setembro, disse Pary à Agência Boliviana de Informação da Bolívia.

Ele antecipou que os principais tópicos para discussão incluiriam a atual situação internacional, marcada pela guerra entre Ucrânia e Rússia, a Agenda 2030 e a iminente crise alimentar.

Esta será a segunda ocasião em que Arce falará nesta reunião na qualidade de chefe de Estado; na primeira, em 23 de setembro de 2021, ele denunciou que o secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, participou do golpe de Estado realizado na Bolívia em novembro de 2019.

Então destacou a necessidade de encontrar soluções abrangentes para os efeitos da pandemia de Covid-19 e propôs chegar a acordos com organizações multilaterais para “financiamento e alívio da dívida externa global e para apoiar políticas sociais”.

Também afirmou o direito da Bolívia ao acesso soberano ao Oceano Pacífico “através do diálogo e consulta” com o Chile, com base na decisão de 2018 do Tribunal Internacional de Justiça (CIJ).

Pary anunciou que, no contexto de sua presença em Nova York, Arce realizará reuniões bilaterais e participará de vários diálogos.

Ao mesmo tempo, o Ministro das Relações Exteriores, Rogelio Mayta, e o Vice-Ministro das Relações Exteriores, Freddy Mamani, manterão conversações com seus homólogos de diferentes países.

Em declarações à Prensa Latina, Mamani descreveu o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA contra Cuba como intolerável e, neste sentido, ele antecipou que o discurso do presidente na Assembleia Geral mencionaria este assunto.

“Também apoiaremos plenamente a resolução a ser adotada no âmbito da 77ª sessão”, disse o vice-chanceler, referindo-se ao texto que vem sendo debatido há 30 anos sobre a necessidade de eliminar as medidas de retaliação de Washington contra a maior das Antilhas.

mem/jpm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES