26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fortuna do balé e da educação artística em Cuba

Fortuna do balé e da educação artística em Cuba

Por Yelena Rodríguez Velázquez

Havana, 8 ago (Prensa Latina) Se não fosse por nosso professor, não teríamos chegado onde estamos hoje, confessou a bailarina cubana Carolina Rodríguez, que há poucos dias ganhou o prêmio especial do júri no International South African International Competição de Balé.

Âáá O reconhecimento, assim como a medalha de ouro nas modalidades de balé clássico e contemporâneo que obteve junto com seu parceiro Pedro Pablo Domínguez, demonstram os frutos do sistema de educação artística em Cuba e, especialmente, da Escola Nacional de Ballet Fernando Alonzo.

“Recebemos uma forte preparação para atingir o nível de qualidade de trabalho necessário. Terminamos as aulas e tivemos horas extras de ensaios, sem parar, com muito esforço e dedicação”, disse Rodríguez à Prensa Latina.

Cape Town recebeu pela primeira vez os novos artistas, ambos alunos do terceiro ano do ensino médio da instituição de ensino que hoje comemora seus triunfos e se orgulha de tais resultados.

“Tiveram uma atuação técnico artística maravilhosa, mas também mostraram excelente comportamento, educação, relacionamento cordial com os demais concorrentes e estreita colaboração para o espetáculo final”, assegurou a vice-diretora artístico pedagógica da entidade, Martha Íris Fernández.

O desafio foi grande para os dois artistas. Em primeiro lugar, a alegria do convite que veio através de Dirk Badenhorst, diretor do Concurso e Ballet “Mzansi”, que foi membro do júri de um Concurso Internacional de Academias para o Ensino de Ballet, realizado na ilha.

Mais tarde, Carolina e Pedro tiveram que se entregar completamente a longas horas de ensaio e, uma vez em solo sul-africano, lidar com a diferença de tempo, o pouco tempo de descanso, a adaptação de um novo teatro e a presença de outras linguagens.

De acordo com Rodríguez, as baixas temperaturas também os surpreenderam na chegada e os fizeram buscar alternativas porque não estavam acostumados com tanto frio, muito menos para ensaiar ou dançar diante de uma platéia.

As aulas de balé em nosso clima quente permitem um melhor aquecimento dos músculos e ligamentos, mas nessa situação o que fizemos foi fazer mais exercícios de aquecimento cobrindo a tíbia para um melhor desempenho, acrescentou.

Os meninos cresceram diante das adversidades, movimentaram-se com versatilidade e brilharam diante de colegas da Austrália, Malásia, China, Rússia e Estados Unidos em uma quadra até escorregadia para eles.

Foi uma grande oportunidade para nós porque nos permitiu conhecer personalidades do balé mundial e representar nosso país em uma competição global. Estou mais do que feliz e espero ter deixado o balé de Cuba em alta”, explicou Domínguez.

El Grand Pas de Deux Classique com coreografia de Víctor Gsovski e música de Auber; assim como La bayadera idealizada por Marius Petipa com as melodias de Minkus foram as obras que encantaram o público e os avaliadores na especialidade de balé clássico.

Enquanto isso, na categoria de balé contemporâneo, os bailarinos cubanos interpretaram a peça Spirits, coreografada pela compatriota Wendy Ferrer e acompanhada pela música do mítico grupo Síntesis, que homenageia ritmos e canções afro-cubanas. Carolina e Pedro continuam a reza com suas aulas habituais no centro de treinamento que leva o nome do Pai do balé cubano, que certamente observa com orgulho como a metodologia se consolida nas novas gerações de bailarinos da nação caribenha.

Para ele, a escola, seus colegas, os professores e aqueles que trabalham para preservar a qualidade da educação artística cubana vão para os prêmios desses jovens que só pensam em dançar e continuar representando Cuba nos palcos mundiais.

jf/yrv/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES