26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagem póstuma a Ramona de Sáa do Balé Nacional de Cuba

Homenagem póstuma a Ramona de Sáa do Balé Nacional de Cuba

Granada, Espanha, 18 de abr (Prensa Latina) Hoje dedicamos-lhe este espetáculo e dançamos em sua memória, disse aqui Viengsay Valdés, destacando a figura de Ramona de Sáa com o Balé Nacional de Cuba (BNC).

Morreu em Havana aos 85 anos, Ramona de Sáa está entre as lendas da empresa ao longo da história, como Josefina Méndez, Loipa Araújo, Aurora Bosch e Mirta Plá, ao lado de Alicia e Fernando Alonso.

“Que o seu legado viva para sempre. Muito obrigado”, declarou Valdés, atual diretor geral e primeira bailarina do BNC no início da apresentação nesta cidade andaluza.

Ao falar ao público na sala “García Lorca” do Palácio de Exposições e Congressos de Granada, referiu-se à morte de Ramona de Sáa, “uma das mais importantes professoras de balé de Cuba e da América Latina. Foi professora de todos os bailarinos que hoje compõem o Balé Nacional de Cuba”.

Ao seu rigor, aos seus ensinamentos, devemos grande parte do que somos, disse.

O espetáculo do BNC repetiu “Dom Quixote”, em versão coreográfica de Marta García e María Elena Llorente, baseada no original de Marius Petipa e na versão de Alexander Gorsky, e direção artístico-coreográfica de Alicia Alonso.

Parte de sua turnê por Espanha e Portugal, nesta ocasião a peça foi estrelada por Grettel Morejón (Kitri), Yankiel Vázquez (Basilio), Ányelo Montero (Espada), Chavela Riera (Mercedes), além de Carolina Rodríguez e Camila Alfonso, que estrearam em os papéis da Rainha das Dríades e do Amor, respectivamente.

Anteriormente, Viengsay Valdés, em declaração pública, falou de Ramona de Sáa, “a nossa querida professora Cheri, como carinhosamente a chamavam os seus alunos (…), a inteligência, a abnegação e o talento que sempre a distinguiram”.

Em outra parte de suas reflexões, observou que “sua plena compreensão das ideias de Alicia e Fernando Alonso e sua capacidade inata de colocá-las em prática contribuíram para sua excepcionalidade”.

jf/ft / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES