27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conselho de Ministros da África Austral propõe gabinete da juventude

Conselho de Ministros da África Austral propõe gabinete da juventude

Luanda, 11 Mar (Prensa Latina) O Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) valorizou hoje nesta cidade a criação de um gabinete dentro do Secretariado para resolver os problemas da juventude.

Em declarações à Prensa Latina sobre a reunião, que terminou esta segunda-feira no Hotel Intercontinental, a Embaixadora Beatriz Morais, porta-voz do Comité de Altos Funcionários da SADC, sublinhou a importância desta nova estrutura.

Salientou que este departamento será responsável por projetos e programas dirigidos aos jovens, que constituem um importante segmento populacional da região.

Os dados indicam que cerca de 75 por cento da população total dos países que compõem o bloco têm menos de 35 anos de idade, o que é relevante para os planos de desenvolvimento.

Neste sentido, Morais comentou que outro dos aspectos abordados no Conselho de Ministros foi a implementação da Universidade de Transformação da SADC, que foi aprovada em 2015, mas que até agora não foi posta em prática.

“Os ministros aconselharam que o Secretariado deve mobilizar fundos para começar a trabalhar nos currículos e em tudo relacionado com a criação e funcionamento da Universidade”, disse o embaixador, que destacou as funções daquela entidade.

Junto ao Gabinete da Juventude, deve permitir que os jovens beneficiem de espaços de formação adicionais em vários domínios, como o empreendedorismo e as tecnologias de informação, explicou.

Outras questões discutidas foram a contribuição que os Estados Membros têm de pagar anualmente ao Secretariado da SADC, bem como a segurança alimentar e nutricional na área.

Relativamente ao primeiro ponto, Morais explicou que foi explicada a necessidade de mobilizar recursos para as duas missões de paz que o bloco regional tem atualmente: uma em Moçambique, concretamente no território de Cabo Delgado, e outra na República Democrática do Congo. com vista a minimizar os conflitos que afetam ambos os países.

Entretanto, em relação ao segundo tema, chamaram a atenção para os danos causados ​​pelo fenômeno El Niño, que em alguns territórios traz chuvas excessivas enquanto noutros provoca secas.

“Os Estados membros foram instados a desenvolver projetos agrícolas e a economizar água, para que as populações afetadas tenham condições mínimas de sobrevivência”, disse à Prensa Latina.

Reviram também a implementação do Centro de Operações Humanitárias, cujo principal objectivo é coordenar com instituições nacionais, internacionais e africanas de alerta rápido para que, em caso de proximidade de um ciclone, os países membros possam preparar-se e tomar medidas adequadas para minimizar o impacto destes fenômenos.

O Conselho de Ministros da SADC, que reuniu nos dias 10 e 11 de Março, aprovou na generalidade 47 decisões que, segundo o ministro angolano dos Negócios Estrangeiros, Téte António, deverão impulsionar o trabalho do bloco.

mem/kmg/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES