26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Tribunal britânico retoma litígio sobre reservas de ouro venezuelano

Reino Unido, Venezuela, corte, litigio, oro

Tribunal britânico retoma litígio sobre reservas de ouro venezuelano

Londres, 13 jul (Prensa Latina) O Tribunal Comercial de Londres retoma hoje a disputa entre o governo constitucional da Venezuela e os advogados do autoproclamado presidente Juan Guaidó, pelo ouro venezuelano retido no Banco da Inglaterra.

O caso voltou a essa instância judicial por decisão da Suprema Corte britânica, que em dezembro passado acolheu parcialmente o recurso apresentado pelos representantes de Guaidó sobre seu suposto direito de controlar reservas avaliadas em mais de um bilhão de dólares.

A batalha legal começou em 2020, depois que o Banco da Inglaterra se recusou a entregar o ouro às autoridades do Banco Central da Venezuela (BCV) nomeadas pelo presidente constitucional do país sul-americano, Nicolás Maduro, alegando que ele tinha um pedido semelhante do conselho nomeado pelo líder da oposição venezuelana.

Em primeira instância, o tribunal comercial de Londres decidiu que Guaidó tinha autoridade para dispor das 30 toneladas do metal precioso, porque o então ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, o reconheceu como presidente interino em fevereiro de 2019.

O Tribunal de Apelações, no entanto, reverteu esse veredicto, considerando que o reconhecimento de Guaidó como presidente “de jure” (por lei) não excluiu Maduro de ser reconhecido pelo Reino Unido como presidente “de fato”. Ö (na verdade).

A Suprema Corte britânica apontou no final de 2021 que o reconhecimento por Londres da oposição venezuelana como presidente da nação sul-americana é “claro e inequívoco”, mas considerou que a jurisdição comercial precisa considerar se leva em conta a decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela que anulou a autoridade do conselho nomeado por Guaidó.

O escritório de advocacia londrino Zaiwalla & Co., que representa o governo Maduro, anunciou que seus advogados se esforçarão para demonstrar que o BCV é a única autoridade válida para administrar ativos venezuelanos no exterior.

O novo julgamento que começa esta quarta-feira no Tribunal Comercial de Londres durará até a próxima segunda-feira, embora os juízes britânicos não anunciem imediatamente sua decisão.

oda/nm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES