2 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ALBA-TCP privilegia criação de Conselho de Movimentos Sociais

ALBA-TCP privilegia criação de Conselho de Movimentos Sociais

Caracas, 19 abr (Prensa Latina) A criação de um Conselho de Movimentos Sociais da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Acordo de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) é hoje uma das prioridades desse mecanismo de integração regional, segundo o secretário executivo desse bloco latino-americano e caribenho, Jorge Arreaza, ao apresentar seu documento: O princípio da unidade como elemento transformador, no segundo dia do Encontro por uma Alternativa Social Mundial, que está sendo desenvolvido em Caracas e conta com a participação de 60 países.

O diplomata disse que o objetivo da ALBA-TCP é atingir a autodeterminação, ser livre e feliz com nossas necessidades satisfeitas, e acrescentou que há 10 países membros, mas “esperamos que em breve haja mais” e com os povos presentes, afirmou.

Arreaza disse que os povos são o motor, a energia, e defendeu a necessidade de construir um método para a construção desse Conselho de Movimentos Sociais, mas não a partir da burocracia da secretaria executiva e dos ministérios das Relações Exteriores.

“Só é possível fazer isso com vocês”, conclamou as organizações e movimentos sociais presentes no encontro, convocada pela Aliança e pelo Instituto Simón Bolívar, que também contou com a presença de intelectuais e partidos políticos dos Estados membros do bloco.

Nesse sentido, ele pediu que se construa o método para criar o Conselho de Movimentos Sociais da ALBA-TCP, que deve ter uma agenda e um programa, e ser uma alternativa social global de um novo momento para a humanidade.

Isso significa, enfatizou, que deve haver cooperação, solidariedade, complementaridade, defesa da identidade e da cultura latino-americana.

Ele enfatizou que, se não formos capazes de obter um mínimo de acordo, “não seremos capazes de alcançar nossos objetivos” e reconheceu a unidade como o único caminho possível.

O secretário executivo afirmou que a ALBA-TCP deve ser a ferramenta comum, mas que devemos senti-la, “não temos mais tempo, temos que passar para a ação, para a agenda concreta”, insistiu.

Ele espera que “na próxima vez em que nos reunirmos, o Conselho de Movimentos Sociais esteja presente e esperamos, enfatizou, que em 14 de dezembro possamos oficializar sua criação”, durante uma reunião de cúpula em Havana, Cuba, para marcar o 20º aniversário do surgimento do mecanismo de integração.

lam/jcd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES