7 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola vai partilhar experiência petrolífera com o Senegal

Angola vai partilhar experiência petrolífera com o Senegal

Luanda, 25 Mai (Prensa Latina) Angola vai partilhar as vastas experiências do seu ramo petrolífero com o Senegal, cuja economia dará os primeiros passos para a exploração de hidrocarbonetos, anunciaram hoje os dois governos africanos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No final das conversações oficiais, o Presidente João Lourenço e o seu homólogo senegalês, Macky Sall, informaram a imprensa que a cooperação neste domínio faz parte dos compromissos assinados esta quarta-feira em Luanda, num dia de especial conotação para o continente, desde Dia da África.

Sall destacou o interesse em aproveitar o conhecimento de Angola em termos de marcos regulatórios e negociações com empresas petrolíferas transnacionais, adoção de contratos com multinacionais e capacitação técnica de pessoal.

Os dois chefes de Estado confirmaram a decisão de abrir uma nova etapa de colaboração recíproca, capaz de sustentar relações sólidas de amizade e solidariedade que perdurem no tempo.

Lourenço destacou a importância do intercâmbio político-diplomático ao mais alto nível, bem como no domínio económico para a promoção de negócios também na agricultura, transportes, hotelaria e turismo, finanças, banca, saúde, comércio e indústria.

O governante defendeu uma “cooperação sólida e dinâmica” para aproveitar o potencial dos dois Estados e a capacidade criativa dos seus povos e convidou empresários senegaleses a investirem aqui em várias esferas.

De igual modo, apreciou os progressos daquele país no domínio da investigação e da indústria médico-farmacêutica, com importante produção de medicamentos e vacinas, de interesse para Angola.

Conforme referendado, os instrumentos jurídicos hoje assinados respondem aos domínios da justiça, comércio, petróleo e energia, promoção e proteção dos investimentos e turismo.

No âmbito multilateral, falaram pela unidade entre as nações africanas e pela elevação do reconhecimento do continente nas principais instituições e cenários político-econômico-financeiros internacionais.

Nesse sentido, reiteraram o clamor africano pela democratização do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

mem/mjm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.