21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Congo Democrático informou entidade regional sobre conflito interno

Congo Democrático informou entidade regional sobre conflito interno

Luanda, 18 abr (Prensa Latina) A República Democrática do Congo (RDC) informou hoje à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (Cirgl) sobre um conflito interno, agravado pelas incursões do grupo armado M23.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para o efeito, o vice-primeiro-ministro e chanceler da RDC, Christophe Lutundula Pen A’pala, chegou segunda-feira a Luanda, como enviado especial do presidente do seu país, Félix Tshisekedi.

O responsável disse aos jornalistas que o assunto foi levado ao conhecimento do chefe de Estado e de Governo angolano, João Lourenço, actualmente à frente do Cirgl, organização intergovernamental na zona africana dos Grandes Lagos.

De acordo com Lutundula Pen A’pala, o panorama de insegurança no leste do Congo democrático foi agravado pelo ressurgimento do grupo armado M23, informou a agência de imprensa angolana (Angop).

Segundo a fonte, o responsável entregou uma mensagem de Tshisekedi a João Lourenço, e confirmou a preocupação com o reaparecimento da M23, considerada extinta há quatro anos.

Ele também destacou os esforços internos e regionais para acabar com a situação de instabilidade, alimentada nos últimos anos pelas chamadas Forças Democráticas Aliadas (ADF), com operações no nordeste do território congolês.

Segundo analistas, o leste do país vizinho vive há mais de duas décadas combates constantes entre insurgentes e forças militares do governo, apoiadas por milhares de soldados de uma missão das Nações Unidas.

rgh/mjm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.