24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

UNESCO anuncia plano de emergência para proteger recifes de corais

Unesco, plan, protección, arrecifes, coralinos

UNESCO anuncia plano de emergência para proteger recifes de corais

Paris, 14 Abr (Prensa Latina) A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, anunciou hoje o lançamento de um plano de emergência para fortalecer a proteção dos recifes de coral inscritos no patrimônio mundial, diante do risco de seu desaparecimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Azoulay apresentou a iniciativa referente à Conferência Nosso Oceano, sediada em Palau, diante do alerta da entidade multilateral sobre o perigo de que essas estruturas submarinas deixem de existir até o final do século.

Nesse sentido, acompanhou o lançamento com um apelo à mobilização internacional para evitar a extinção dos recifes de coral declarados Património da Humanidade, que cobrem uma superfície global de mais de 500 mil quilometros quadrados e representam uma biodiversidade excecional.

Segundo o diretor-geral, o plano que visa reforçar a resistência dos ecossistemas frágeis beneficia sobretudo os países em desenvolvimento, com um financiamento inicial de 10 milhões de dólares.

Estamos em parceria com o Global Coral Reef Fund para ajudar a financiar este compromisso, disse Azoulay tendo em vista as ações, que se concentrarão na redução dos fatores locais de degradação, no fortalecimento da gestão sustentável das áreas marinhas protegidas e no apoio às comunidades locais.

A parceria explorará oportunidades conjuntas para priorizar o apoio a 19 dos 29 recifes listados como patrimônio mundial no Sul, localizados em Belize, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Filipinas, Indonésia, Ilhas Salomão, Kiribati, México, Panamá, África, Sudão, Vietnã e Iêmen.

O aquecimento das temperaturas dos oceanos devido às emissões globais de dióxido de carbono representam a maior ameaça às belas estruturas submarinas que desempenham um papel crítico na absorção das emissões de carbono e na proteção das costas contra tempestades e erosão.

Segundo a UNESCO, os dados científicos mostram um cenário alarmante, já que os recifes de coral “estão branqueando muito mais rápido do que a ciência sugere”.

Quando isso acontece, eles se tornam altamente vulneráveis à fome e doenças, e têm uma taxa de mortalidade cada vez mais alta, disse ele.

jf/wmr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.