26 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro-ministro francês completa 100 dias com imagem aceitável

Primeiro-ministro francês completa 100 dias com imagem aceitável

Paris, 18 abr (Prensa Latina) O primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, celebra hoje seu centésimo dia no cargo com uma imagem melhor que a de seus recentes antecessores, segundo as pesquisas.

Em um vídeo que circulou por ocasião do 100º dia de governo no Palácio de Matignon, o político de 35 anos expressou “total determinação” diante de um cenário difícil, “no qual há franceses que sofrem, que duvidam e que estão preocupados”.

Attal escolheu uma escola na comuna de Viry-Chatillon, no departamento de Essone, para fazer seu discurso, no qual se espera que ele aborde a questão da educação, em particular a violência nas escolas e o papel dos pais.

Um adolescente da escola visitada pelo primeiro-ministro perdeu a vida este mês após ser agredido, um caso de violência que disparou o alarme sobre um problema que preocupa a sociedade.

Os desafios enfrentados pelo chefe de Matignon são muitos, incluindo a crítica feroz da oposição ao aumento do déficit público, que ultrapassou 5% do produto interno bruto em 2023, com projeções indicando uma perspectiva semelhante para este ano.

Não menos desafiador para Attal é a ampla desvantagem do partido governista em relação ao partido de extrema direita National Rally na corrida para as eleições europeias de 9 de junho, que determinarão os 81 deputados franceses para a legislatura do Parlamento Europeu de 2024-2029.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Odoxa Backbone-Consulting para o jornal Le Figaro, 48% dos entrevistados o descreveram como “um bom primeiro-ministro”, uma opinião melhor do que a recebida na mesma etapa por seus antecessores no cargo sob o comando do presidente Emmanuel Macron, Édouard Philippe (46), Jean Castex (35) e Élisabeth Borne (41).

A maioria dos entrevistados considerou Attal dinâmico, amigável, aberto ao diálogo e competente.

No entanto, o resultado foi inferior a 50% quando perguntados sobre seu carisma, autoridade, proximidade com os franceses e capacidade de enfrentar Macron.

Enquanto isso, uma pesquisa do Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP) e da Fiducial para a Paris Match e a Sud Radio confirmou que a popularidade do primeiro-ministro excede em muito a do presidente.

Macron tem um índice de aprovação de 30% e um índice de desaprovação de 70%, enquanto o índice de aprovação de Attal é de 42% a 58%.

No curto prazo, o primeiro-ministro está enfrentando o desafio organizacional e a segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deste verão em Paris, a questão tributária no contexto do alto déficit público e a rejeição da reforma do desemprego, que alimenta o mal-estar deixado pelas mudanças na aposentadoria e na imigração.

Uma bomba-relógio que Attal está observando de perto é a raiva dos agricultores, que no início deste ano já haviam colocado o governo em xeque com seus protestos que pediam melhores salários e menos burocracia, concorrência desleal, desigualdade de renda e padrões ambientais rigorosos.

jf/wmr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES