25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Abstenção inicial abaixo do previsto nas eleições presidenciais franc (+ Foto)

Francia-elecciones-abstencionismo-300x225

Abstenção inicial abaixo do previsto nas eleições presidenciais franc (+ Foto)

Paris, 10 abr (Prensa Latina) Os primeiros dados oficiais sobre a participação no primeiro turno das eleições presidenciais, que acontecem hoje na França, mostraram um índice de abstenção um pouco menor do que as pesquisas previam.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As análises publicadas até sexta-feira alertavam para a possibilidade de se atingir um nível recorde de abstenção neste tipo de eleição, abaixo dos 28,4% registados em Abril de 2002, o mais elevado das últimas décadas, mas ao meio-dia o índice de eleitores foi quatro pontos superior ao registado em mesmo tempo 20 anos antes.

Francia-elecciones-abstencionismo2-300x200

No entanto, e em relação à primeira volta das eleições presidenciais anteriores, a percentagem de participação hoje (25,48%), apresentada pelo Ministério do Interior às 12h00, foi três pontos inferior à registada em 2017 (28,54%). .

Em algumas províncias como Saône-et-Loire ou Gers, o nível de votação foi próximo de 40% no intervalo, enquanto Paris e Seine-Saint-Denis estiveram entre as menos mobilizadas, onde esta porcentagem se manteve em torno de 15% .

Nas assembleias de voto perto da capital, a Prensa Latina conseguiu sondar entre alguns eleitores a sua motivação para a participação, pelo que Jerónimo, bancário, salientou que “as urnas assustaram os cidadãos”, e confiou que neste primeiro turno ” o povo se mobiliza com o seu voto e pare a extrema direita”.

Outra jovem eleitora, estudante universitária, se expressou na mesma linha, esclarecendo que a prioridade de quem for eleito presidente deve ser “enfrentar sem ambiguidade a grave crise ambiental e energética em que estamos envolvidos”.

Uma versão completamente divergente foi expressa por Caroline, jornalista, cuja principal motivação nestas eleições é “remover Emmanuel Macron da presidência sem demora, já que ele está destruindo a França”, e caso não o consiga, ela delineou um cenário apocalíptico com uma “França convertida ao Islã e à sharia imposta a toda a população”, disse ele. As autoridades eleitorais anunciarão as próximas taxas de participação às 17h00, para depois divulgar os primeiros resultados oficiais a partir das 20h00, quando todas as assembleias de voto tiverem encerrado.

jha/acm/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.