24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Terras raras em Angola atraem interesse de empresários britânicos

Angola, tierras, raras, inversiones

Terras raras em Angola atraem interesse de empresários britânicos

Luanda, 30 mar (Prensa Latina) A exploração de terras raras em Angola atrai a atenção de empresários britânicos que exploram oportunidades de negócio no país, noticiou hoje o jornal de maior circulação nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre os locais visitados pela delegação está o município de Longonjo, na província do Huambo (centro-oeste), onde existe uma importante reserva de neodímio e praseodímio (NdPr), noticiou o Jornal de Angola na sua edição digital. Desde 2020, o Executivo aprovou a constituição do chamado Projeto Longonjo, que poderá vir a ser a primeira grande mina de terras raras de NdPr na África, o que contribuirá para a diversificação da economia interna, disse o jornal.

De acordo com o meio de comunicação social, a governadora do Huambo, Lotti Nolika, mostrou-se disposta a ajudar entidades britânicas a estabelecerem alianças com outras empresas mineiras da zona e convidou-as a explorar outras áreas de desenvolvimento económico local, como a agricultura e o turismo.

Esta quarta-feira a delegação empresarial do Reino Unido deslocou-se ao Lobito, na província de Benguela, para estabelecer outros contatos também no sector mineiro e para o transporte ferroviário dos recursos extraídos das jazidas, adianta a informação.

O projeto Longonjo abrange 21 quilómetros quadrados e os direitos mineiros para a sua exploração foram cedidos pelo Governo à transnacional Pensana Rare Earths, sediada na Austrália, através da sua subsidiária Ozango Minerals, resultante da parceria com a empresa angolana Ferrangol-EP.

Terras raras é o nome comum para 17 elementos químicos: escândio, ítrio e os 15 elementos do grupo dos lantanídeos (lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio e lutécio).

Esses metais apresentam um conjunto semelhante de propriedades e são muito procurados pelo setor elétrico e eletrônico em escala global; com eles, a indústria de alta tecnologia produz de tudo, desde baterias de lítio para carros elétricos, smartphones e computadores, turbinas eólicas e aviões de combate.

mem/mjm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.