27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

França recompensa o melhor de seu cinema com os Césares

Francia, cine, premios, César

França recompensa o melhor de seu cinema com os Césares

Paris, 25 fev (Prensa Latina) O majestoso teatro Olympia da capital receberá hoje a 47ª cerimônia de premiação do César, tendo o longa-metragem Ilusões Perdidas como o principal favorito graças a suas 15 indicações.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As expectativas são mais altas do que nunca do ponto de vista competitivo, mas a cerimônia organizada pela Academia Francesa de Cinema tem desafios particulares desta vez: marcar o início de uma nova era que deixará para trás o impacto da Covid-19 na sétima arte e superará as memórias turbulentas de suas duas edições anteriores.

Em 2020, controvérsias e protestos invadiram os Césares com o premiado Roman Polanski após receber o prêmio de melhor diretor para O Oficial e O Espião, apesar das alegações de abuso sexual contra ele.

Enquanto no ano passado a atriz Corinne Masiero roubou o espetáculo com sua performance nua para denunciar o fechamento de espaços culturais diante da pandemia.

Para a Academia, o desafio é alto, se lembrarmos que até recentemente ela era marcada como elitista e opaca, mas tem armas para seduzir esta noite, a começar pela carismática Cate Blanchett australiana, que receberá o César de Honra de Isabelle Huppert por sua ilustre carreira, apoiada por dois Oscars e três Globos de Ouro.

Também são esperadas homenagens ao “cara feio e duro” do cinema francês Jean Paul Belmondo, que se despediu em setembro aos 88 anos de idade, e à estrela em ascensão Gaspard Ulliel, cuja morte repentina em um acidente de esqui há um mês chocou e chorou o mundo celuloide.

Voltando à luta pelos prêmios, o romance Ilusões Perdidas de Balzac, de Xavier Giannoli, tem o apoio dos cognoscenti, embora a história do jovem poeta Lucien e sua aventura parisiense na França do século XIX possa ter rivais dignos em mais de uma categoria.

Chegando à noite com pedigree, o “raro” filme de amor de máquina humana Titane, embora seja muito mais do que isso, da jovem diretora Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro em Cannes no ano passado, e o enredo de Audrey Diwan’s L’Événement, vencedor do Leão de Ouro em Veneza.

Outros filmes interessantes com chances claras de ganhar um ou mais Césares incluem o drama musical de Léos Carax Annette, que tem 11 indicações, e Aline, uma biópsia de Valérie Lemercier inspirada na vida da famosa artista canadense Celine Dion, que a Academia incluiu em 10 das categorias em competição.

oda/wmr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.