21 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mártires da repressão colonial são lembrados em Angola

Mártires da repressão colonial são lembrados em Angola

Mártires da repressão colonial são lembrados em Angola

Luanda, 4 jan (Prensa Latina) Angola comemora hoje o Dia dos Mártires da Repressão Colonial em homenagem aos milhares de cidadãos indefesos massacrados em 4 de janeiro de 1961 na cidade Baixa de Cassanje, localizada no norte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esses acontecimentos na província de Malanje nunca serão esquecidos, pois fazem parte da história da insurreição que culminou na conquista da Independência Nacional proclamada a 11 de novembro de 1975, avaliou o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

O protesto dos camponeses na Baixa de Cassanje, mais do que um ato de reivindicação de direitos, representou uma posição heróica do povo pela liberdade e marcou o início do processo de luta armada, disse o Bureau Político do MPLA no poder, em um texto publicado pelo Jornal de Angola.

Pela sua dimensão histórica, o partido defende a valorização permanente da data, como fonte de inspiração para a construção de uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva, e aproveita para expressar a sua solidariedade ao Executivo pela implementação de políticas de proteção social, indicou a crítica da mídia.

Da mesma forma, o MPLA incentiva o Governo a reforçar as ações em prol da redução da pobreza, ou seja, por uma efetiva redistribuição da riqueza nacional, inclusão social e integração socioprodutiva dos grupos mais vulneráveis.

As comemorações do 61º aniversário dos eventos da Baixa de Cassanje realizam-se num ano que será marcado pela realização de eleições gerais, uma premissa óbvia para a consolidação e reforço do Estado de direito, julgou a organização política.

Por isso, acrescenta a mensagem, o MPLA exorta a população a participar em ações que contribuam para o sucesso do registo eleitoral informal, iniciado no país para as próximas eleições.

O partido reiterou ainda o seu apelo ao apoio à liderança do Presidente João Lourenço na criação de um ambiente de negócios que incentive e atraia o investimento privado, aumente a produção nacional de bens e serviços essenciais, ofereça mais divisas e crie mais empregos.

Segundo relatos históricos, milhares de trabalhadores das plantações de algodão da empresa luso-belga Cotonang participaram na revolta da Baixa de Cassanje, protestando contra as duras condições de vida e de trabalho e a constante repressão.

Os trabalhadores decidiram entrar em greve, armados com facões e canangulos (rifles artesanais). Em resposta, a Força Aérea Portuguesa lançou bombas incendiárias que causaram milhares de mortes.

oda / mjm / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.