27 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

França anuncia abertura dos arquivos sobre guerra na Argélia

França anuncia abertura dos arquivos sobre guerra na Argélia

Paris, 10 dez (Prensa Latina) A Ministra da Cultura francesa Roselyne Bachelot anunciou hoje a próxima abertura dos arquivos relacionados à guerra de independência da Argélia (1954-1962), um movimento que ela enquadrou como parte dos esforços de reconciliação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A decisão surge num contexto tenso nas relações bilaterais, após acusações do país norte-africano de interferência de Paris em seus assuntos internos, crise atenuada esta semana pela visita a Argel do Ministro das Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian, que foi recebido pelo Presidente Abdelmadjid Tebboune.

Segundo Bachelot, somente a verdade pode levar à reconstrução dos laços e à reconciliação.

Assim que os fatos estejam sobre a mesa, podemos reconhecê-los e analisá-los sem espaço para falsificações, o que gera problemas e ódio, ela enfatizou.

A guerra argelina foi um conflito sangrento que pôs fim a 130 anos de colonização francesa, sob os quais foram cometidos crimes que ainda não foram esclarecidos.

Em 2018, o Presidente Emmanuel Macron implementou uma política de reconciliação, que incluía o reconhecimento da responsabilidade do Estado francês por crimes como os cometidos contra os militantes anticolonialistas Maurice Audin e Ali Boumendjel em 1957, ambos torturados e mortos.

Em meados de outubro, o presidente prestou homenagem perto do rio Sena às vítimas do massacre cometido em 17 de outubro de 1961 pela polícia em Paris contra manifestantes argelinos, o que ele descreveu como injustificável.

Macron, em março deste ano, ordenou a desclassificação de documentos considerados secretos por mais de 50 anos sobre a guerra de independência argelina.

acl/wmr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.