12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Unesco comemora os 75 anos de sua fundação

Unesco, aniversario, celebración

Unesco comemora os 75 anos de sua fundação

Paris, 12 nov (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) realizará hoje uma sessão especial para comemorar os 75 anos de sua criação, uma cerimônia para a qual 25 líderes confirmaram sua presença.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O evento programado para esta tarde na sede do órgão multilateral faz parte da 41ª Conferência Geral, um de seus órgãos de governança, que está em sessão de 9 a 24 de novembro na capital, com temas em pauta como o fortalecimento da educação, a ética na Inteligência Artificial e a promoção do conceito de Ciência Aberta.

Por ocasião do aniversário, sua diretora geral Audrey Azoulay salientou que a Unesco emergiu das ruínas morais e materiais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob a premissa de que a paz deveria ser estabelecida com base na “solidariedade intelectual e moral da humanidade”.

Setenta e cinco anos após seu nascimento, essa solidariedade ainda é necessária, assim como a defesa do direito à educação, a preservação dos tesouros comuns da humanidade e o fornecimento de uma bússola ética diante da tecnologia, pilares da organização.

Por sua vez, o Diretor de Comunicação e Informação Pública, Matthieu Guével, destacou em um diálogo com a Prensa Latina que a Unesco é a agência intelectual das Nações Unidas desde sua criação, com uma importante contribuição para a cooperação e o multilateralismo.

Ele tem liderado conceitos revolucionários como a Convenção Universal sobre Direitos Autorais, a conservação e proteção de sítios do Patrimônio Mundial, a criação de Reservas da Biosfera e a cooperação internacional sobre estas e outras questões, disse ele.

Segundo Guével, desde 1946, o órgão multilateral vem trabalhando incansavelmente em prol da cultura e da integração das pessoas, sob o critério de que, se conseguirmos nos entender, seremos capazes de construir a paz e o progresso.

jha/wmr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.