6 de December de 2021

NOTICIAS

UNESCO destaca o papel das florestas nas mudanças climáticas

UNESCO destaca o papel das florestas nas mudanças climáticas

Paris, 28 Out(Prensa Latina) A UNESCO destacou hoje a contribuição das florestas inscritas em sua lista do Patrimônio Mundial na luta contra as mudanças climáticas, com uma absorção anual de dióxido de carbono estimada em 190 milhões de toneladas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em nota, a organização das Nações Unidas especializada em educação, ciência e cultura compartilhou os resultados de um estudo inédito sobre o papel dos ecossistemas florestais espalhados por 257 locais do planeta.

Pesquisadores da UNESCO, do World Resources Institute e da International Union for Conservation of Nature participaram da pesquisa, que possibilitou medir o impacto das florestas contra a ameaça existencial das mudanças climáticas e determinar as causas de certas emissões de poluentes no planeta. atmosfera.

De acordo com o estudo, as 190 milhões de toneladas de dióxido de carbono presentes na atmosfera absorvidas representam cerca da metade desse gás de efeito estufa gerado pelos combustíveis fósseis que o Reino Unido emite anualmente.

‘Pela primeira vez, temos uma imagem detalhada que demonstra o papel vital das florestas do patrimônio mundial na mitigação das mudanças climáticas’, disse Tales Carvalho Resende, co-autor do relatório para a UNESCO.

As florestas cadastradas pelo organismo multilateral ocupam uma área total de 69 milhões de hectares e constituem ecossistemas ricos em biodiversidade, capazes de armazenar grandes quantidades de carbono que, se liberado, impactaria adversamente o clima.

A pesquisa, no entanto, deixou resultados preocupantes em 10 das florestas, onde a pressão humana os levou nas últimas duas décadas a emitir mais carbono do que o capturado.

Entre as causas, a Unesco apontou a fragmentação de terras devido à exploração florestal e desmatamento em benefício da agricultura.

Em relação ao estudo, a organização reiterou seu apelo à proteção das florestas e priorização de seu manejo sustentável, para que continuem tendo um papel fundamental na vida das atuais e futuras gerações de seres humanos.

mem/wmr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.