29 de November de 2021

NOTICIAS

Papa destaca o paradoxo de um mundo rico onde a pobreza cresce

Papa destaca o paradoxo de um mundo rico onde a pobreza cresce

Cidade do Vaticano, 3 out (Prensa Latina) O Papa Francisco destacou hoje aqui o paradoxo de um mundo cada vez mais rico, no qual aumentam a pobreza e a desigualdade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Numa mensagem ao encontro de dois dias organizado pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais sobre a Primeira Bem-aventurança, o Sumo Pontífice referiu-se à ganância ‘tanto das pessoas como das famílias e das nações, especialmente as mais ricas, embora não estejam isentas as mais desprovidas’.

Nestes tempos de opulência, quando deveria ser possível acabar com a pobreza, os poderes do pensamento único nada dizem sobre os pobres, os idosos, os migrantes, os nascituros ou dos gravemente enfermos, disse Francisco, especificando que ‘são tratados como descartáveis’.

Francisco considerou um crime contra a humanidade que, em consequência deste paradigma ganancioso e egoísta prevalecente, ‘os nossos jovens sejam explorados pela nova e crescente escravatura do tráfico de seres humanos, especialmente em trabalhos forçados, prostituição e venda de órgãos’.

Diante dos enormes recursos disponíveis de dinheiro, riqueza e tecnologia de que dispomos, nossa maior necessidade não é continuar acumulando, nem mais riqueza, nem mais tecnologia, mas sim atuar no sempre novo e revolucionário paradigma das bem-aventuranças de Jesus, apontou.

Neste sentido, o Papa contrapôs à ganância o espírito de pobreza que, disse ele, ’embora nos prive do espírito do mundo, nos leva a usar nossas riquezas e tecnologias, bens e talentos em favor do desenvolvimento humano integral, do bem comum. , da justiça social e do cuidado e proteção da nossa casa comum’.

jcm/fgg/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.