18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Frente Ampla critica a estagnação da pobreza no Uruguai

Frente Ampla critica a estagnação da pobreza no Uruguai

Montevidéu, 2 abr (Prensa Latina) Dirigentes da Frente Ampla criticaram a persistência da pobreza no Uruguai, que afeta particularmente as crianças.

Essas foram as reações ao relatório divulgado no dia anterior pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo o qual a pobreza afeta 10,1% dos uruguaios e 20,1% dos menores de idade. O pré-candidato presidencial, Yamandú Orsi, escreveu nas redes sociais: “A economia está crescendo e, embora nos digam que o investimento está se multiplicando, a pobreza também está crescendo, sendo a primeira infância a população mais afetada. Não há futuro possível se não ganharmos todos e se a premissa for a desigualdade”.

Carolina Cosse, também pré-candidata, destacou que “o Uruguai é um dos poucos países da região que não recuperou os níveis pré-pandêmicos” e reduziu seus gastos sociais como porcentagem do Produto Interno Bruto.

“Se falarmos de crianças com menos de seis anos de idade, a pobreza é de 20%, quando em 2019 era de 17%. Apostar na reversão da pobreza infantil é apostar no desenvolvimento futuro. É absolutamente necessário definir um curso preciso e focar naqueles que mais precisam”, escreveu Cosse em sua conta no X.

Para Mario Bergara, economista e pré-candidato pró-amplista, os “números são decepcionantes”.

No país, o bolo é maior do que em 2019, mas ainda há dezenas de compatriotas vivendo na pobreza. Em particular, mulheres e crianças”, disse Bergara.

O economista Javier de Haedo disse que “não se deve esperar nenhuma melhora significativa na pobreza em uma economia que vem crescendo a pouco mais de 1% ao ano há 10 anos”.

O relatório do INE verificou uma estagnação na redução da pobreza em 2023. O relatório afirma que há 361.300 pessoas abaixo da linha da pobreza.

mem/ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES