29 de November de 2021

NOTICIAS

Festival de Cannes começa com 24 filmes em competição

Festival de Cannes começa com 24 filmes em competição

Cannes, França, 6 jul (Prensa Latina) A 74ª edição do Festival de Cannes, um dos mais famosos do mundo, começa hoje nesta cidade paradisíaca da Riviera Francesa com 24 filmes em competição para a Palma de Ouro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Este grande evento da sétima arte programado até 17 de julho gera muitas expectativas, após seu cancelamento no ano passado pela pandemia de Covid-19 que levou os organizadores deste ano Pierre Lescure e Thierry Frémaux a adiarem seu início em dois meses.

Apesar dos esforços para aproximar o fórum de cinema da normalidade, a doença viral colocará seus obstáculos desde a própria abertura no Palais des Festivals e seu elegante tapete vermelho, com o uso de máscaras e a limitação do número de espectadores nas instalações, onde serão exibidos cerca de 150 filmes.

A 74ª edição também será diferente por causa de seu compromisso ambiental, a ponto de apresentá-la como um Festival de Cannes ecológico, uma iniciativa que incluirá o controle das emissões de dióxido de carbono e resíduos.

Neste sentido, os organizadores anunciaram medidas como o pagamento de uma contribuição ambiental de 20 euros para cada pessoa credenciada, o uso de veículos elétricos ou híbridos e a eliminação de garrafas plásticas de água.

Quanto às estrelas da sétima arte participantes, destacam-se o diretor, roteirista e ator americano Spike Lee, presidente do júri, e seus premiados compatriotas Jodie Foster, Sean Penn e Matt Damon, enquanto Catherine Deneuve, Marion Cotillard, Camille Cottin, Valérie Lemercier e Jean Dujardin estarão na casa.

A atriz Foster, aclamada por filmes como O Silêncio dos Inocentes e Acusados, receberá a Palma de Ouro por seu filme e estará ao lado de Damon e do veterano cineasta italiano Marco Bellocchio na aguardada seção paralela ‘Um encontro com…’, que consiste em oficinas para aproximar o público do fascinante mundo do cinema.

O 74ú Festival de Cannes terá 24 longas-metragens em cartaz para a cobiçada Palma de Ouro, incluindo Flag Day e The French Dispatch, dos diretores americanos Sean Penn e Wes Anderson, respectivamente; Benedetta, do diretor holandês Paul Verhoeven e Tre Piani, do diretor italiano Nanni Moretti.

A lista também inclui os longas-metragens A gripe Petrov, do diretor russo Kirill Serebrennikov, e propostas dos diretores franceses Jacques Audiard (Les Olympiades) e Leos Carax (Annette), entre outros.

jha/wmr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.