18 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro debate sobre projeto jurídico sobre dolarização no Equador

Primeiro debate sobre projeto jurídico sobre dolarização no Equador

Quito, 13 abr (Prensa Latina) O Parlamento equatoriano levará hoje para o primeiro debate a Lei Orgânica de Defesa do Dólar, de caráter econômico urgente e amplamente criticada pela população.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A proposta, promovida pelo governo e pelo Ministério de Economia e Finanças, passou a fase de socialização, na qual recebeu observações e contribuições das autoridades, do Conselho Monetário, do Banco Central, da Associação de Organizações do Setor Financeiro Popular e Solidário, da Rede Solidária de Economia Popular e de especialistas.

Segundo o executivo, o objetivo é regular de forma técnica a geração da política monetária pública do país, através do Conselho de Regulação da Política Monetária, que será implementado pelo Banco Central do Equador (BCE).

Nesse sentido, para que a política pública gerada seja devidamente executada, o BCE, como parte da Função Executiva, deve ter a autonomia necessária para exercer seus poderes legais e constitucionais, diz o governo.

O texto também inclui uma equipe de política monetária e regulamentação, bem como uma equipe de regulamentação financeira, com sua própria governança e estrutura que lhe permite tomar decisões tecnicamente e independentemente das pressões da política fiscal.

Entretanto, os opositores ao projeto de lei afirmam que o verdadeiro objetivo é privatizar o Banco, o que seria inconstitucional.

A legislação já foi rejeitada duas vezes pelo mais alto órgão legislativo, por problemas de formalidade e inconstitucionalidade, respectivamente.

Agora, vários legisladores sustentam que o regulamento viola a Constituição, uma opinião consistente com os argumentos oferecidos pelos economistas.

jha/scm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.