Sexta-feira, Janeiro 16, 2026

Cuba: Agressão à Venezuela abre era de barbárie e neofascismo

Havana, 16 jan (Prensa Latina) O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, declarou hoje que, com o ataque à Venezuela, o governo Donald Trump abriu as portas para uma era de barbárie, pilhagem e neofascismo, independentemente do custo em destruição e mortes.

A violência persiste em Catatumbo na Colômbia

Bogotá, 16 jan (Prensa Latina) Hoje marca um ano desde que a escalada da violência eclodiu na região de Catatumbo, no nordeste da Colômbia, com mais de 90 mil pessoas deslocadas pelos confrontos entre grupos armados.

Feridos na Venezuela são recebidos em Cuba

Havana, 15 jan (Prensa Latina) Poucas horas antes do início da homenagem pública aos 32 heróis cubanos que morreram defendendo a Venezuela, combatentes cubanos feridos durante o ataque militar dos EUA ao país sul-americano foram recebidos hoje em Havana.

Presidente interina da Venezuela pede união operária

Caracas, 15 jan (Prensa Latina) A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pediu hoje união e coesão nacional entre todos os trabalhadores para que a jornada de crescimento e desenvolvimento econômico continue em prol do bem-estar social da população.

Chanceler italiano defende aproximação com a Venezuela

Roma, 13 jan (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, reafirmou que o fortalecimento das relações com a Venezuela é atualmente uma prioridade estratégica para seu governo, segundo reportagem publicada nesta terça-feira.

Caça às baleias no Brasil remonta a 5.000 anos

Washington, 13 jan (Prensa Latina) Comunidades indígenas do sul do Brasil caçavam grandes cetáceos há 5.000 anos, cerca de 1.000 anos antes das primeiras evidências documentadas em sociedades do Ártico e do Pacífico Norte, segundo um estudo publicado hoje na Nature Communications.

Governo argentina dobra repressão em 2025

Buenos Aires, 13 jan (Prensa Latina) O governo argentino dobrou a repressão em 2025 por meio de uma combinação letal de aumento da violência estatal, vigilância ilegal e uso de armas proibidas em manifestações, alertou a Comissão Provincial da Memória (CPM).

Agressão dos EUA contra Venezuela mobiliza a esquerda continental

Buenos Aires, 12 jan (Prensa Latina) A agressão dos Estados Unidos contra a Venezuela, com o sequestro ilegal de seu presidente constitucional, Nicolás Maduro, mobilizou a esquerda latino-americana, que reagiu de forma unida, expressando uma condenação coletiva à ação traiçoeira.

Edicão Portuguesa