Domingo, Setembro 28, 2025
NOTÍCIA

Vietnã mantém-se em alerta devido à passagem do tufão Bualoi

Hanói, 28 set (Prensa Latina) O Vietnã permanece hoje em alerta máximo devido à chegada do tufão Bualoi, que, segundo o Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica, estará esta tarde na área marítima de Nghe An - Quang Tri.

De acordo com o relatório mais recente da instituição, às 13h (hora local), a décima tempestade da atual temporada estava localizada a cerca de 90 quilómetros a leste-nordeste da cidade de Hue e a cerca de 190 km a sul-sudeste de Quang Tri.

O vento mais forte registrado atingiu o nível 12 (118-133 km/h), com rajadas de até nível 15 (167-183 km/h), e prevê-se que nas próximas horas continue a deslocar-se na direção oeste-noroeste, a uma velocidade entre 20 e 25 km/h.

O Bualoi é uma tempestade de rápida evolução, com grande intensidade e amplo alcance de influência, podendo causar impactos combinados de vários tipos de desastres naturais, como ventos fortes, chuvas torrenciais, inundações, cheias repentinas, deslizamentos de terra e inundações costeiras, alertou o Centro.

De acordo com as previsões, o poderoso tufão chega à terra na madrugada de 29 de setembro nas províncias de Thanh Hoa a Ha Tinh, pelo que as zonas costeiras e ilhas de Ninh Binh a Ha Tinh sofrerão ondas ciclónicas entre 0,5 e 1,5 m, e de Thanh Hoa Sul a Ha Tinh Norte, entre 1 e 1,5 m.

O risco de inundações em diques, estradas costeiras e fozes de rios devido às ondas ciclónicas e às ondas será muito elevado durante a tarde e a noite deste domingo.

Por outro lado, a Agência Hidrometeorológica alertou que o clima no mar e nas zonas costeiras durante a tempestade é extremamente perigoso e inseguro para qualquer veículo ou estrutura que opere na zona de perigo, como cruzeiros, navios de passageiros e de transporte, gaiolas, jangadas, zonas de aquicultura, diques e rotas costeiras.

Além de ventos fortes e ondas grandes, é provável que, de 28 a 30 de setembro, as províncias e cidades do norte e da região de Thanh Hoa-Quang Ngai sofram chuvas torrenciais generalizadas com precipitações totais de 100 a 300 mm, e em alguns locais superiores a 450 mm.

Especialmente no Delta Norte, Phu Tho Sul e de Thanh Hoa a Quang Tri Norte, serão registrados geralmente entre 200 e 400 mm, que em alguns locais serão superiores a 600 mm, pelo que o risco de inundações repentinas e deslizamentos de terra será elevado.

O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, emitiu ontem uma diretiva na qual instou os ministérios, setores e localidades a ativar medidas de resposta de máxima urgência, com o objetivo de não serem apanhados de surpresa e minimizar os danos.

Minh Chinh indicou priorizar a proteção da vida humana, organizar evacuações em áreas de risco e garantir a segurança de barragens, diques, embarcações, infraestruturas essenciais, centros educacionais e de saúde.

mem/mpm/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa