Sexta-feira, Agosto 22, 2025
NOTÍCIA

Apresentação bem-sucedida de Cuba na cidade medieval romena

Bucareste, 21 de agosto (Prensa Latina) Uma apresentação sobre Cuba na cidade medieval de Sighisoara, Romênia, celebrou o estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações, segundo fontes da Embaixada de Cuba no país europeu hoje.

A celebração do 65º aniversário dessa cooperação bilateral incluiu o descerramento de uma placa de bronze na Torre do Relógio (também conhecida como Torre do Conselho). Essa placa, com uma seta, indica a direção e a distância (9.395 quilômetros) que separa Sighisoara de Havana.

Entre as atividades, esteve a inauguração da exposição de fotografia “Havana” na Prefeitura, que apresenta obras de vários artistas cubanos, um romeno e um espanhol.

A curadoria da exposição é do artista visual cubano Nelson Ramírez de Arellano Conde.

“Havana” apresenta a capital cubana retratada pelos artistas Sonia Almaguer, Claudia Corales, Gabriel Guerra, Alfredo Sanabia, Roberto Salas, Pedro Abascal, Néstor Martí, além de Osvaldo Salas, Liudmila Velasco, Tomás Inda, Miki Purán, da Romênia, e Generoso Fungasta, da Espanha, observou a fonte.

A exposição apresenta Havana aos moradores de Sighisoara e permanecerá aberta ao público até 21 de setembro.

Outro evento comemorativo deste aniversário foi uma exposição de enroladores de charutos, apresentada pela enroladora de charutos Yula Alfonso, do El Único, importador exclusivo de charutos cubanos para a Romênia.

Os eventos foram presididos por Barabasi Antal-Szabolcs, Prefeito de Tárgu Mures; Ioan Iulian Sirbu, prefeito de Sighisoara; e a embaixadora cubana na Romênia, Déborah Ojeda, que em suas considerações iniciais destacaram a importância do aniversário e a utilidade de compartilhar tradições culturais entre si.

Sighisoara foi mencionada pela primeira vez como local habitado em 1191 e aparece em textos alemães desde 1280 sob o nome Schespurch, mas a população germano-romena, com o tempo, adaptou o nome, primeiro para Segesvar e depois para o nome atual.

Em uma das fachadas da cidadela medieval, uma placa comemora o local de nascimento, em 1431, do príncipe valáquio Vlad Tepes (Vlad, o Empalador), personagem que inspirou o romance de 1897, o chamado Horror Gótico, a lenda de Drácula.

A missão diplomática cubana na Romênia realizou diversos eventos culturais em comemoração ao 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações.

arc/dpm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa