Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Defesa aérea russa abateu 46 drones ucranianos no último dia

Moscou, 17 de agosto (Prensa Latina) Os sistemas de defesa antiaérea operacionais interceptaram no último dia 46 drones de ataque ucranianos na parte europeia do país, informou hoje o Ministério da Defesa da Rússia.

De acordo com o comunicado do Ministério da Defesa divulgado neste domingo em seu canal oficial no Telegram, 16 veículos aéreos não tripulados ucranianos foram abatidos na região de Belgorod; 14 na região de Nizhni Novgorod, nove sobre Voronesh, três em Briansk, bem como um por capita em Kursk, Oriol, Kaluga e Smolensk.

Por sua vez, a agência nacional de transporte aéreo, Rosaviatsia, informou anteriormente sobre fechamentos provisórios de Kazan e Nizhni Novgorod durante o dia, com o objetivo de garantir a segurança dos voos.

O governador da região de Sarátov, Román Busarguín, informou que a queda de fragmentos de um drone no pátio de um prédio residencial causou vários feridos e uma vítima mortal.

Enquanto isso, seu homólogo de Kursk, Alexandr Jinshtéin, informou que duas pessoas morreram naquela província como resultado do ataque de um drone.

“De acordo com informações preliminares, duas pessoas morreram como resultado de um ataque com drones inimigos no distrito de Rilski. Trata-se de um homem de 52 anos e seu filho de 13 anos”, publicou Jinshtein em seu canal no Telegram. O governador indicou que o ataque provocou o incêndio do carro.

Desde o início, em 24 de fevereiro de 2022, da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, os ataques com drones lançados a partir deste último país contra alvos militares e infraestruturas civis na retaguarda russa tornaram-se, desde então, uma prática habitual.

As províncias russas fronteiriças com a Ucrânia, como Belgorod, Briansk, Kursk e Voronezh, bem como a península da Crimeia, denunciam regularmente impactos de projéteis, incursões de drones e outros ataques vindos do outro lado da fronteira, que obrigam a população a buscar refúgio em locais mais seguros.

mem/gfa/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa