Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Exército russo toma aldeia de Yablonovka em Donetsk

Moscou, 10 de agosto (Prensa Latina) Unidades do Grupo de Forças Centro da Rússia tomaram o controle do assentamento de Yablonovka, na República Popular de Donetsk, informou hoje o Ministério da Defesa do país eurasiano.

“Após uma ofensiva bem-sucedida, unidades do grupo de tropas do Centro ocuparam o assentamento de Yablonovka em Donetsk”, afirmou a agência militar em um comunicado publicado neste domingo em seu canal oficial do Telegram.

O comunicado do Ministério Militar acrescenta que, nas últimas 24 horas, as perdas inimigas na área de operações do grupo somaram mais de 405 soldados.

Isso inclui até 250 baixas ucranianas na linha de operações do Grupo Oriental; até 235 na linha de operações do Grupo Sul; mais de 230 na linha de operações do Grupo Ocidental; até 195 na linha de operações do Grupo Norte; e até 80 infligidas pelo Grupo Dnieper.

As tropas russas também destruíram dois tanques, 17 veículos blindados de combate, incluindo um HMMWV e um MaxxPro fabricados nos EUA, 49 veículos, 14 peças de artilharia, incluindo um obus americano М777, 13 estações de guerra eletrônica, uma estação de combate de contrabateria AN/TPQ-48 e um radar israelense RADA.

Além disso, as defesas aéreas russas abateram uma aeronave Su-27 da Força Aérea Ucraniana, duas bombas guiadas, dois mísseis Himars dos EUA e 457 drones ucranianos.

No total, desde o início da operação militar especial russa em fevereiro de 2022, a Ucrânia perdeu 665 aeronaves, 283 helicópteros, 75.813 veículos aéreos não tripulados, 625 sistemas de mísseis antiaéreos e 24.504 tanques e outros veículos blindados de combate.

oda/gfa/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa