Em encontro entre o embaixador angolano no país caribenho, Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias, e a vice-ministra do Comércio Exterior e Investimento Externo, Déborah Rivas, ambas as partes manifestaram interesse em explorar oportunidades de negócios e fortalecer e consolidar alianças estratégicas em diversos setores.
Segundo comunicado do Itamaraty, ao qual a Prensa Latina teve acesso, o encontro em Havana foi uma oportunidade para anunciar os preparativos para a 16ª Comissão Intergovernamental, que está prevista para ocorrer em Luanda, assim como a anterior, que ocorreu na capital cubana, em abril de 2023.
Durante o encontro, a Vice-Ministra Rivas entregou ao diplomata angolano um convite oficial dirigido ao Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguens de Oliveira, para participar da próxima edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV), prevista para os dias 24 e 25 de novembro deste ano.
Ela comentou que a parte cubana busca maior participação de empresários e empresas do país africano, com o objetivo de estabelecer alianças e contatos comerciais que contribuam para o desenvolvimento econômico de ambos os países.
O embaixador, por sua vez, prometeu trabalhar para fortalecer os laços econômicos bilaterais, principalmente para alavancar a experiência e o conhecimento técnico de Cuba em diversas áreas estratégicas para a criação de joint ventures.
Nesse sentido, ele mencionou a sólida experiência do país caribenho em turismo, produção farmacêutica e formação de promotores culturais.
arc/kmg/bj