Quinta-feira, Julho 03, 2025
NOTÍCIA

Onda de calor diminui na França, 17 setores permanecem em alerta

Paris, 3 de jul (Prensa Latina) A onda de calor que assola a França desde o fim de semana começou a diminuir hoje, com o número de departamentos em alerta diminuindo drasticamente, restando 17.

Durante o pico da onda de calor, 84 departamentos estavam em alerta vermelho ou laranja na terça-feira, um número sem precedentes na França, enquanto ontem o número de departamentos afetados caiu para 59, dos 96 departamentos da França metropolitana.

De acordo com a agência de notícias Météo France, o alerta laranja desta quinta-feira, o segundo mais alto depois do vermelho, concentra-se no sudeste do país, onde as altas temperaturas continuarão amanhã.

Ao contrário de terça e quarta-feira, as previsões para hoje não preveem temperaturas próximas ou acima de 40 graus Celsius, com temperaturas previstas entre 32 e 36 graus Celsius.

Nos últimos dias, vários recordes de temperatura foram quebrados em cidades como Avignon (40,4 graus Celsius), Nimes-Courbessac (41,3 graus Celsius) e Prades-le-Lez (40,5 graus Celsius), onde o recorde de 39,5 graus Celsius estabelecido em 1982 foi quebrado.

Cada onda de calor na França gera preocupação, lembrando a onda de calor de 2003, que matou 15.000 pessoas. Daí os frequentes apelos das autoridades para que se mantenham hidratados e evitem atividades físicas extenuantes, bem como para que cuidem dos mais vulneráveis, incluindo crianças, idosos e doentes.

nmr/wmr / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa