Segunda-feira, Maio 19, 2025
NOTÍCIA

Área protegida costarriquenha acolherá 16 países em torneio de remo

Puntarenas, Costa Rica, 18 mai (Prensa Latina) A tradicional proteção costarriquenha de sua biodiversidade garante hoje os preparativos para a celebração da terceira edição do Campeonato Americano de Remo Sprint de Praia (remo costeiro) entre atletas de 16 países, acordaram autoridades locais.

Equipes do Peru, Paraguai, Argentina, Colômbia, Equador, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Estados Unidos e o país anfitrião confirmaram sua participação nesse evento de 24 a 25 de maio, acrescentaram autoridades regionais lideradas pela presidente da Federação Nacional dessa modalidade, Marta Estrada, em uma coletiva de imprensa.

A competição, conhecida internacionalmente como Campeonato Americano de Sprint de Praia, servirá como preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2026 e os Jogos de Los Angeles de 2028 e será realizada na costa de Punta Leona (Playa Mantas), na província do sudeste da Costa Rica.

“Playa Manta, no litoral de uma das regiões florestais protegidas mais importantes do país, é também uma das mais seguras e reúne condições de classe mundial para a prática desse esporte. O equilíbrio perfeito entre natureza, esporte e diversão”, disse Estrada à Prensa Latina.

A escolha desse local em águas do Pacífico também responde às suas condições geográficas e materiais, que são ideais para um torneio internacional dessa magnitude, pois é a praia mais próxima da capital (cerca de 90 quilômetros), além de sua segurança e instalações para receber delegações estrangeiras.

O evento reunirá cerca de 50 remadores nas categorias Sub-19 e Open, nas divisões Individual Feminino, Individual Masculino e Duplas Mistas, acrescentou Estrada, que também é o coordenador do evento.

A federação lembrou que o Beach Sprint, cuja edição de 2025 foi declarada pelas autoridades locais como “de interesse cultural”, entrou a partir de 2023 como um esporte olímpico, tendo em vista os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar de 2026 e os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028 para idosos.

“Conseguimos formar um grupo de colaboradores altamente competentes dedicados a esse projeto, que colocará a Costa Rica no mapa mundial dos esportes aquáticos”, explicou.

As duas principais disciplinas do remo costeiro são a versão de resistência, na qual os atletas competem por seis a oito quilômetros, e o remo de velocidade na praia, que é disputado por 600 metros.

mem/apb/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa