30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola participa do Conselho Executivo da União Africana na Etiópia

Angola participa do Conselho Executivo da União Africana na Etiópia

Luanda, 2 fev (Prensa Latina) A Secretária de Estado das Relações Exteriores de Angola, Esmeralda Mendonça, lidera hoje a delegação de seu país ao Conselho Executivo da União Africana (UA), que se reúne em Adis Abeba, Etiópia.

Através de sua conta no Twitter (@SEREXEsmeralda), a oficial confirmou sua participação no evento de dois dias, cujo tema central é a construção de resistência em nutrição e segurança alimentar no continente africano.

Em particular, a proposta de análise contempla a necessidade de fortalecer a agricultura e acelerar a formação de capital humano, o desenvolvimento social e econômico, disse o representante do Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o programa anunciado, o Conselho apresentará as minutas, decisões e declarações a serem consideradas pelos Chefes de Estado e de Governo durante a XXXV Cúpula da UA, prevista para 5-6 de fevereiro também na capital etíope.

Também avaliarão o impacto socioeconômico da pandemia de Covid-19 na África, sabendo que a propagação da doença piorou a situação alimentar e deteriorou a renda de muitas famílias, de acordo com várias análises.

Segundo os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), que se reuniram hoje na província ocidental de Benguela, o problema da fome coloca muita da população em condições terríveis.

O presidente do Ceast, Arcebispo José Manuel Imbamba, em declarações à imprensa, lamentou a perda do poder de compra das famílias angolanas, embora tenha elogiado os esforços das autoridades para buscar soluções de várias maneiras.

Em todo o território nacional, disse ele, há pessoas visíveis procurando alimentos em caixotes de lixo ou coletando grãos caídos no chão nos pontos de carregamento de caminhões de alimentos para distribuição.

Apesar das medidas institucionais, os preços dos alimentos básicos continuam altos, enquanto o desemprego de milhares de jovens continua a agitar a vida social e em muitos deles “o desespero e a perda de fé no futuro” são perceptíveis, disse ele.

rgh/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES