30 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Igreja Católica da Nova Zelândia abalada por escândalo

NUeva Zelanda, iglesia, escándalo

Igreja Católica da Nova Zelândia abalada por escândalo

Wellington, 1 fev (Prensa Latina) A Igreja Católica da Nova Zelândia enfrenta hoje um escândalo depois de admitir que 14% de seu clero diocesano foi acusado de abusar de crianças e adultos desde 1950.

Um relatório provisório descobriu que até um quarto de milhão de crianças, jovens e adultos vulneráveis foram abusados física e sexualmente no estado da Nova Zelândia e em instituições religiosas até o início do ano 2000.

As alegações variaram de abuso e negligência física, sexual e emocional ou psicológica, bem como a falta de ação na denúncia e facilitação do ataque.

As descobertas revelaram que desde 1950, 1.350 crianças e 164 adultos relataram ter sofrido abuso, e a investigação não estabeleceu a idade de outros 167.

Quase metade dos relatórios (835) alegavam danos sexuais contra uma criança e 80% de todos estavam relacionados de alguma forma a menores.

A maioria dos incidentes relatados, envolvendo membros de ambos os sexos na congregação, ocorreu nas décadas de 1960 e 1970, com 75% ocorrendo antes de 1990.

Te Rōpū Tautoko, grupo que coordena o envolvimento da Igreja com a comissão de investigação, indicou que isso não representa todos os abusos ocorridos sob os cuidados da instituição religiosa, pois abrange apenas as denúncias registradas.

A Rede de Sobreviventes de Abusados por Sacerdotes disse que a verdadeira escala é provavelmente muito maior com base nas informações que possui de seus membros, com apenas um em cada 12 apresentando uma queixa formal.

Embora a Igreja reconheça que o dano foi causado, não houve mudanças substanciais nos métodos e na cultura de treinamento interno, disse a Rede.

Por sua vez, o presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Nova Zelândia, Cardeal John Dew, declarou que as estatísticas eram “assustadoras” e algo do qual a Igreja estava “profundamente envergonhada”.

Espero firmemente que eventos como esses nos ajudem a enfrentar a triste realidade. A Igreja aprenderá com isso e afirmará seu compromisso com o trabalho de salvaguardar, disse ele.

gas/lp/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES