1 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula ganha sua 22ª vitória nos tribunais do Brasil

Lula ganha sua 22ª vitória nos tribunais do Brasil

Brasília, 19 nov (Prensa Latina) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva exibe hoje sua 22ª vitória no sistema judiciário brasileiro, após um tribunal em São Paulo ter encerrado a investigação contra três de seus filhos por falta de provas.

A nova vitória do fundador do Partido dos Trabalhadores veio depois que a Quinta Vara Criminal Federal de São Paulo aceitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e pôs fim à investigação contra Fabio Luis, Marcos Cláudio e Sandro Luis Lula da Silva.

A investigação foi baseada em supostas provas fabricadas no contexto da operação judicial de Lava Jato desativada e, portanto, foi considerada nula pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dada a suspeita de parcialidade na atuação do ex-juiz, ex-ministro da Justiça e futuro candidato presidencial Sérgio Moro.

Segundo o portal de notícias Brasil 247, as sucessivas vitórias judiciais de Lula e sua família não só provam sua inocência, mas também testemunham a intensa perseguição legal e midiática contra o antigo governante.

O MPF aceitou o argumento da defesa de que a investigação, que questionava os filhos de Lula por suposta evasão fiscal relacionada a pagamentos feitos entre suas empresas, foi baseada no material da Lava Jato.

A juíza federal Maria Isabel do Prado, do referido quinto tribunal, ordenou o encerramento de outra investigação policial aberta contra os descendentes do ex-líder trabalhista.

“A defesa estava certa. Uma vez reconhecida a ilegalidade dos elementos de condenação acumulados nas ações penais originais que demonstraram o recebimento da renda tributável, a caracterização do crime de evasão fiscal é prejudicada”, concluiu o promotor Rhayssa Castro Sanches Rodrigues.

Os advogados de Lula demonstraram que o material utilizado para abrir a investigação contra seus filhos teve origem no caso Lava Jato, em Curitiba, que foi declarado nulo e sem efeito pela Suprema Corte após reconhecer a incompetência do 13º tribunal federal da cidade do sul e a suspeita da arbitrariedade de Moro.

O ex-presidente recuperou todos os seus direitos políticos em março depois que um juiz do STF anulou suas convicções e abriu a possibilidade de concorrer ao poder em 2022.

jha/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES