Quarta-feira, Dezembro 03, 2025
NOTÍCIA

Cuba comemora o Dia das Forças Armadas Revolucionárias

Havana, 2 dez (Prensa Latina) Cuba comemora hoje o Dia das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), coincidindo com o 69º aniversário do desembarque do iate "Granma", fato que marcou o início da luta armada contra o governo de Fulgencio Batista.

Em 2 de dezembro de 1956, 82 expedicionários liderados por Fidel Castro chegaram à costa sudeste da ilha após zarparem em 25 de novembro de Tuxpan, no México.

Horas depois, foram emboscados pelo exército batistiano. A maioria caiu ou foi capturada, e os sobreviventes se dispersaram pela Sierra Maestra, situada nas províncias orientais de Santiago de Cuba e Granma.

Na aldeia montanhosa chamada Cinco Palmas, um pequeno grupo reuniu-se com apenas sete espingardas, contexto em que Fidel Castro proferiu a sua famosa frase: “Agora sim, ganhamos a guerra”.

Esse punhado de homens lançou as bases do Exército Rebelde, que em pouco mais de dois anos derrotaria a ditadura liderada por Batista (1952-1958) e triunfaria em 1º de janeiro de 1959.

As FAR foram fundadas oficialmente em 2 de dezembro de 1961, em homenagem a essa façanha, com a missão de mobilizar o povo em defesa da soberania nacional desde os primeiros momentos de qualquer agressão.

lam/lld/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa