Em comunicado divulgado nesta sexta-feira em Havana, a organização destaca que o Ministério da Agricultura de Cuba (Minag), com o apoio da FAO e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), está fortalecendo as capacidades científicas e técnicas do país.
Esse fortalecimento visa a conservação dos recursos fitogenéticos e a proteção dos solos por meio do projeto Cobimas (Conservação da Biodiversidade e Manejo Agrícola Sustentável).
Essa iniciativa permite que a ilha tenha acesso a equipamentos e insumos para fortalecer os laboratórios de cultivo de tecidos e sementes do Instituto de Pesquisas em Agricultura Tropical Alejandro de Humboldt.
Além disso, favorece os laboratórios de solos nas delegações provinciais da agricultura onde o projeto é desenvolvido, o que representa um impulso à capacidade de pesquisa e desenvolvimento no setor agrícola cubano.
Recentemente, as áreas de intervenção receberam apoio com uma nova entrega de insumos para a medição da salinidade, acidez e condutividade dos solos, o que facilita o processo de certificação de hectares sob práticas de conservação.
A aquisição desses equipamentos e insumos de laboratório permite promover pesquisas voltadas para a preservação dos recursos fitogenéticos, favorecendo o desenvolvimento de estratégias eficazes para seu manejo e conservação, conclui a mensagem da FAO.
mem/rfc/bm





